pub-5468756460556452

Entre gols e assistências, quem decidiu mais no primeiro turno?

18/09/2019 - por R37 Intersect

Que Gabriel Barbosa é o artilheiro e Arrascaeta o líder de assistências do 1º turno do Brasileirão todo mundo já sabe. Mas, entre gols e assistências, quem teve mais participações para gol decisivas nesta primeira metade do campeonato brasileiro?

Para ajudar a entender quem foi mais decisivo até o momento no principal campeonato nacional do país, o R37 fez um raio-x da artilharia e dos líderes de assistência do Brasileirão. O resultado você confere abaixo:

Arte Raio-x artilharia.png

Entre os principais goleadores do Brasileirão, é interessante notar como o poder de decisão do artilheiro do campeonato melhorou após a pausa para Copa América. Se nas 9 primeiras rodadas Gabriel Barbosa ficou marcado por ser o "artilheiro nas horas boas", nas 10 últimas partidas o atacante rubro-negro balançou as redes em muitos momentos decisivos e, além da ser o artilheiro do torneio, já comanda a lista dos atletas que mais desempataram jogos.

Além de Gabigol, podemos ressaltar o poder de decisão de Eduardo Sasha e Alex Santana, que marcaram a grande maioria de seus gols quando as partidas se encontravam em igualdade. Por outro lado, o uruguaio Arrascaeta e Éverton Cebolinha quase sempre balançaram as redes quando sua equipe já se encontra em vantagem no marcador.

Arte raio-x assistentes.png

Ao contrário da fase artilheira, Arrascaeta se mostrou muito decisivo quando o assunto foi servir os companheiros para gol. Além de comandar a lista de garçons do Brasileirão, o uruguaio também foi quem mais deu assistências que desempataram as partidas.

Com 3 passes diretos para gol na goleada contra o Santos, Dudu concentrou boa parte de suas assistências em momentos de vitória do Palmeiras. Por outro lado, é interessante notar o desempenho de Juninho (Fortaleza) e Lourenço (Avaí). Mesmo com um número inferior de assistências, suas participações ocorrem, quase sempre, em momentos decisivos das partidas.

Com apenas 7 partidas como titular disputadas neste 1º turno, podemos dizer que o número de assistências de Hernanes no Brasileirão é satisfatório. Sofrendo com a pouca sequência de jogos em 2019, sempre que esteve em campo o profeta tricolor foi sinônimo de perigo para os adversários.

Arte_Raio-x_participações.png

Olhando nosso ranking final, que apresenta a soma de gols e assistências, vemos o reflexo da boa campanha rubro-negra no Brasileirão. Com 3 jogadores figurando no nosso top-6, o Flamengo lidera em todas as frentes. Com 15 partidas disputadas neste 1º turno, Gabriel Barbosa tem a incrível média de 1,2 participações diretas para gol por partida.

Além dos nomes rubro-negros, vale ressaltar o excelente 1º turno que fizeram nomes como Dudu, Gilberto e Carlos Sánchez. Mesmo sem os grandes holofotes da mídia, o artilheiro do Bahia na competição tem se mostrado um jogador letal em momentos importantes do tricolor dentro das partidas.

Mesmo sem atuar no comando do ataque, o craque do último Brasileirão segue no topo do ranking de participações diretas para gol. Sem aparecer no topo da lista de artilheiros e de garçons, Carlos Sánchez prima pela regularidade e se mostra uma peça vital no esquema montado por Jorge Sampaoli.

Arte mata mata capa.png