pub-5468756460556452 R37 Scout: Yaya Touré, novo reforço do Botafogo

07/03/2020 - por R37 Intersect

Após uma longa negociação e várias reviravoltas, Yaya Touré finalmente pode ser confirmado como novo jogador do Botafogo. Com 36 anos e após 1 ano atuando no Qingdao Huanghai, da segunda divisão da China, o que podemos esperar do volante em 2020? Confira em mais um scout completo do R37.

Arte yaya numeros.png

Chegando no Qingdao Huanghai na metade de 2019, Yaya Touré disputou apenas 14 partidas pela segunda divisão chinesa no último ano. Em um país com um calendário mais leve que o brasileiro, o marfinense não teve muito tempo para poder apresentar seu futebol em solos asiáticos. Ainda assim, o volante conseguiu ser peça fundamental de sua equipe na campanha do título e do acesso para a Super Liga chinesa.

 

Antes de começarmos a analisar os atributos de Yaya Touré é importante destacarmos um aspecto do passado recente do volante: o baixo número de jogos. Chegando para atuar apenas a partir de maio, o marfinense não atua desde o dia 2 de novembro, o que vai totalizar 6 meses de inatividade. Voltando mais ainda, percebemos que o atleta só atuou 5 vezes pelo Olympiacos, seu clube anterior. Ou seja, nos últimos 2 anos o novo reforço alvinegro só atuou 19 vezes, o que reforça ainda mais a necessidade da torcida em ter paciência com a badalada contratação.

 

Poucas partidas à parte, Yaya Touré ainda conseguiu contribuir diretamente com 6 gols de sua equipe nos 5 meses em que atuou na China. Confira no vídeo abaixo todas as vezes em que o novo reforço do Botafogo balançou as redes ou deu uma assistência.

Mesmo atuando numa função mais recuada de meio campo, fica claro no vídeo acima que o atleta continua com um bom jogo aéreo ofensivo e ainda possui muita qualidade na hora de dar o último passe. Com uma média próxima a uma participação direta a cada duas partidas, Yaya Touré conseguiu desequilibrar tecnicamente atuando nos campos chineses.

 

Observando seus números, percebemos que seus índices ofensivos chamam mais a atenção do que os defensivos. Antes de explorarmos o poder de marcação do marfinense, analisamos todas as vezes em que Yaya deixou um companheiro em boas condições de marcar.

Criando 10 boas ocasiões de gol em apenas 14 partidas, o torcedor do Botafogo pode esperar um volante com excelente qualidade no passe. Por mais que o aspecto físico não seja mais o mesmo de outros tempos e o nível técnico da segundona chinesa seja bem abaixo do praticado em solos brasileiros, fica claro nos vídeos acima que a qualidade com a bola no pé o marfinense ainda não perdeu.

 

Voltando às estatísticas, chama a atenção negativamente o baixíssimo número de recuperações de bola e o rendimento apenas regular nos duelos defensivos. Para ajudar o torcedor alvinegro a entender a razão desses índices abaixo da média, separamos em vídeo todas as vezes que um atacante tentou superar Yaya Touré com um drible em toda sua estadia no Qingdao Huanghai.

Vendo o vídeo acima fica fácil entender o baixo rendimento defensivo do volante. Mesmo atuando em uma faixa mais recuada do campo, Yaya Touré foi durante sua estadia na China um verdadeiro construtor de jogo ao invés de um cão de guarda. Não à toa vemos apenas 9 embates defensivos e um aproveitamento de 22% em 5 meses.

 

Mesmo sendo considerado um volante, Yaya Touré não deve ser utilizado como um jogador de marcação por Paulo Autuori. Sem o vigor físico de outros tempos, os predicados técnicos do marfinense sugerem que o atleta seja mais relevante no jogo ofensivo do que defensivo do alvinegro em 2020.

 

Causando grande euforia na torcida do Botafogo, Yaya Touré é mais uma contratação que tem um papel fundamental no resgate da auto estima do torcedor alvinegro. Assim como foi com Honda, a diretoria do clube de General Severiano pensou fora da caixinha e conseguiu um reforço interessante sem extrapolar o orçamento. Por mais que o marfinense não vá performar como nos tempos de Inglaterra e Espanha, ainda é possível acreditar que o volante tenha lenha para queimar no futebol brasileiro.

+

Quer mais estatísticas de Yaya Touré ou de algum outro jogador? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Yaya Touré, novo reforço do Botafogo

Quem Somos
StoryTelling

Fale Conosco

Preços e Planos

Arbitral

Site desenvolvido por R37 Voicers