pub-5468756460556452 R37 scout: Victor Ferraz, novo lateral do Grêmio

16/12/2019 - por R37 Intersect

Em uma troca que levou Mádson ao Santos, o Grêmio conseguiu confirmar seu primeiro reforço para a temporada 2020: Victor Ferraz, lateral-direito de 31 anos, chega ao tricolor depois de 6 temporadas defendendo o alvinegro praiano. O que podemos esperar do atleta ano que vem? Quem saiu ganhando com essa troca? Veja a resposta para essas e outras perguntas na análise do R37.

Arte Ferraz numeros.png

Vendo os números do atleta em 2019, percebemos como o Ferraz foi influente no jogo do Santos na última temporada. Regular em quase todos os aspectos do jogo, o jogador foi um dos pilares do alvinegro nos últimos anos, chegando a ser, inclusive, capitão da equipe.

 

Observando o mapa de cruzamentos do atleta no Brasileirão fica fácil perceber como um bom técnico faz diferença na performance dos jogadores. Das 38 vezes em que o lateral alçou uma bola na área, a maioria delas (17) foi da linha de fundo. Mais do que isso, somente em 5 oportunidades Victor Ferraz cruzou da zona da intermediária do campo.

 

Isso só mostra como o esquema do Santos, que privilegia posse de bola, movimentação e triangulações, faz com que os atleta não sejam orientados a alçar a bola de qualquer maneira e de qualquer lugar para dentro da área.

 

Além dos cruzamentos, o novo reforço tricolor também conseguiu participar diretamente de 7 gols do Santos em 2019. Veja no vídeo abaixo todas as vezes em que Ferraz balançou as redes ou deu uma assistência.

Apesar de ser um lateral, Victor Ferraz conseguiu, ao longo de 2019, exercer sua influência dentro de campo de diversas maneiras. Com 45 passes para finalizações durante todo o ano, o jogador chegou próximo a média de uma chance criada por jogo. Porém, como sabemos que essa estatística pode nos enganar, separamos em vídeo todas as vezes em que o atleta deixou um companheiro em uma boa condição de marcar ou dar uma assistência. Confira:

Vendo o vídeo anterior, conseguimos perceber como o atleta consegue aparecer bem para atacar tanto pela zona central do campo quanto pelos flancos. Abusando das ultrapassagens para chegar em boas condições ao fundo do campo, Victor Ferraz conseguiu criar 20 boas oportunidades de gol ao longo de 2019.

 

Além do aspecto ofensivo, é necessário observar o poder de marcação de um lateral. Olhando os números, percebemos que o atleta tem índices dentro de uma média razoável para a posição. Para não ficarmos só na teoria, destacamos as últimas 20 vezes em que um adversário tentou superar Victor Ferraz em uma jogada individual. 

Dos 20 lances que observamos anteriormente, em 15 oportunidades o novo lateral do Grêmio não foi vencido pelo adversário. Com excelentes 75% de aproveitamento neste fundamento, podemos dizer que Ferraz é um jogador consistente na marcação homem a homem, mesmo atuando em uma equipe que muitas vezes o obrigou a atuar avançado, o deixando exposto para contragolpes.

 

Apesar de uma pequena queda de rendimento na reta final da temporada, podemos dizer que Victor Ferraz foi uma boa tacada da diretoria tricolor. Mesmo sendo mais velho que Mádson, atleta envolvido na negociação, o novo lateral gremista já mostrou mais condições técnicas do que o ex-jogador do Grêmio.

+

Quer mais estatísticas de Victor Ferraz ou algum outro jogador ? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout

R37 Scout:

Victor Ferraz, novo lateral do Grêmio

Arte Ferraz mapa de cruzamentos.png