pub-5468756460556452 R37 scout: conheça Victor Cantillo, reforço do Corinthians

07/01/2020 - por R37 Intersect

Pensando alto visando a temporada 2020, o Corinthians segue reforçando seu elenco: o nome da vez é o colombiano Victor Cantillo, que atuou nas últimas 3 temporadas pelo Junior Barranquilla. Para conhecer melhor o atleta de 26 anos é só acompanhar mais uma análise do R37.

Arte Cantillo numeros.png

Vendo os números do jogador, começamos a ver indícios na mudança de filosofia que o Corinthians pretende implementar para esta temporada. Se antigamente os volantes tinham, majoritariamente, grandes índices defensivos, agora podemos ver uma transformação. Com um ótimo rendimento no momento ofensivo, Victor Cantillo foi um dos principais jogadores do Junior em 2019. Confira no vídeo abaixo todos os gols e assistências do colombiano nos últimos 12 meses:

Fica claro no vídeo anterior que o atleta tem um arremate muito potente no pé-direito. Com belos gols de média distância e ótimas enfiadas de bola, fica claro que, além de encorpar a marcação alvinegra, o colombiano tem tudo para aparecer muitas vezes ocupando o campo de ataque.

 

Além das participações diretas para gol, os números nos mostram um volante muito participativo na construção das jogadas. Com uma média próxima de 1 passe para finalização por partida, Cantillo não se limitou a correr atrás dos atacantes adversários. Para não ficarmos só na teoria, separamos em vídeo todas as boas oportunidades de gol que o atleta proporcionou a seus companheiros em 2019.

Arte Cantillo chances criadas.png

Por mais que as 11 boas chances criadas estejam bem distantes dos 57 passes para finalização, ainda podemos dizer que esse índice é um número bem satisfatório para um atleta desta posição. 

 

Ainda analisando o jogo ofensivo, é sempre importante destacar a condição de saída de bola de um volante. Acostumados com atletas como Ralf e Gabriel nos últimos anos, será que o novo reforço do Timão tem um passe mais qualificado? Para ajudar a responder essa questão, compilamos as últimas 15 vezes em que o jogador recebeu a pelota pressionado por marcadores adversários. Veja o resultado:

Arte Cantillo pressao e saida.png

Acertando 87% das bolas que recebeu na análise acima, é possível dizer que Cantillo é um volante bem seguro na construção das jogadas. Quase sempre tentando levar sua equipe para frente, o volante tem um estilo de jogo associativo, que, além dos passes mais decisivos, participa muito na ligação entre os setores do campo.

 

Jogo ofensivo à parte, não temos como analisar o desempenho de um volante sem destacar seus predicados defensivos. Analisando somente os números, não vemos um rendimento acima da média no número de recuperações de bola e duelos defensivos ganhos. Seguindo o padrão de análises do R37, também trouxemos uma análise empírica para te ajudar a tirar as conclusões mais precisas sobre o jogador. Veja o compilado abaixo com as últimas 20 vezes em que um atacante adversário tentou superar Cantillo com uma jogada individual:

Arte Cantillo 1x1 def.png

Impedindo o avanço dos adversários em 11 dos 20 lances analisados, Cantillo fica dentro de uma média razoável no combate mano a mano. Mesmo estando tendo um rendimento aceitável, mais uma vez conseguimos perceber que o volante passa longe de ser aquele “cão de guarda” na frente da defesa.

 

Chegando em um elenco com inúmeras opções para a posição, Cantillo parece ser o principal nome para ocupar o cargo de 2° volante no atual Corinthians. Após uma excelente temporada de 2019 atuando no futebol da Colômbia, o atleta tem tudo para ser peça fundamental na mudança de filosofia proposta por Tiago Nunes.

+

Quer mais estatísticas de Victor Cantillo ou de algum outro jogador ? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Victor Cantillo, reforço do Corinthians

Quem Somos
StoryTelling

Fale Conosco

Preços e Planos

Arbitral

Site desenvolvido por R37 Voicers