pub-5468756460556452 R37 scout: tudo sobre Thiaguinho novo reforço do Botafogo

26/12/2019 - por R37 Intersect

Após confirmar uma séria de reforços, o Botafogo acertou com o volante Thiaguinho, jogador de 22 anos que pertence ao Corinthians e jogou a última Série B pelo Oeste. Chegando para ser mais um atleta emprestado ao elenco alvinegro, o que podemos esperar do novo reforço do clube carioca? Confira em mais um Scout do R37.

Arte_Thiaguinho_números.png

Com poucas oportunidades no elenco do Corinthians ao longo do Paulistão, o volante foi emprestado para atuar no Oeste durante a disputa da Série B. Podendo atuar no meio ou até mesmo como lateral-direito, Thiaguinho foi titular ao longo de toda a campanha na segundona.

 

Apesar de ser um atleta mais defensivo, Thiaguinho conseguiu balançar as redes 3 vezes durante a campanha da Série B. Confira no vídeo abaixo, todas os gols do novo reforço do Botafogo em 2019:

Mesmo não sendo um fora de série no ataque, o volante costuma ocupar um pouco mais a área adversária e tem o hábito de arriscar finalizações de média distância.  

 

Alternando entre 1° e 2° volante ao longo da temporada, Thiaguinho muitas vezes foi o responsável pela saída de bola da equipe paulista durante a Série B. Olhando as estatísticas, as 10 perdas de posse de bola por partida (em média) são números preocupantes.  Para efeitos de comparação, Alex Santana e Gustavo Bochecha, perderam, em média, 7 vezes a pelota por jogo em 2019. 

 

Para te ajudar a entender a real capacidade de saída de bola do novo reforço alvinegro, separamos em vídeo as últimas 15 vezes em que Thiaguinho recebeu a bola pressionado por adversários. Veja o resultado:

Arte_Thiaguinho_pressão.png

Dos 15 lances analisados, em ⅓ deles o atleta entregou a bola para o time adversário. Além disso, somente em 3 oportunidade Thiaguinho conseguiu dar sequência ao lance levando sua equipe para frente. Por mais que não seja a principal obrigação de um volante sair todas as bolas para o campo de ataque, atletas com este predicado costumam mudar um meio-campo de patamar. Em resumo: o novo reforço do Botafogo não chega para aumentar muito a condição de saída de bola do alvinegro.

 

Jogo com a posse de bola à parte, a principal obrigação de um atleta desta posição é o poder de marcação. Comparando com os atuais nomes do elenco alvinegro, notamos que Thiaguinho recupera, em média, 7,7 vezes a bola por partida. Estes números o deixam a frente de Bochecha (6,8), Jean (6,7) e Alex Santana (4) . No quesito duelos defensivos, os menos de 50% de aproveitamento colocam o ex-jogador do Oeste bem abaixo da média nacional. 

 

Como todos esses dados podem mascarar a real capacidade de um jogador, analisamos as últimas 20 vezes em que um adversário tentou superar o novo reforço do Botafogo com uma jogada individual.

Arte Thiaguinho 1x1 def.png

Sendo superado em 12 das 20 oportunidades, fica claro que o novo volante do Botafogo ainda precisa evoluir no poder de marcação homem a homem. Apesar de atuar em uma equipe de baixo nível técnico, a tendência é que não vejamos um “cão de guarda” à frente da zaga do alvinegro carioca em 2020.

 

Assim como a maioria dos reforços do Botafogo, Thiaguinho é mais um atleta que chega com apenas 1 ano de contrato. Se pelo lado financeiro é algo positivo, uma vez que os custos da contratação são baixos, no aspecto de continuidade é algo bem negativo: em caso de sucesso, o clube fica com um baixo poder de barganha para manter o jogador na próxima temporada.

 

Vendo o desempenho recente do atleta, podemos constatar que Thiaguinho chega apenas como mais uma aposta ao elenco do Botafogo. Longe de ser um jogador pronto, é difícil imaginar que o alvinegro não tenha algum volante de nível semelhante em suas categorias de base. Para os torcedores do clube de General Severiano, fica a torcida para que o novo contratado consiga maturar e performar em alto nível já em 2020.

+

Quer mais estatísticas de Thiaguinho ou de algum outro jogador ? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Thiaguinho novo reforço do Botafogo

Fale Conosco

StoryTelling
Quem Somos

Preços e Planos

Arbitral

vila musical.png
Site desenvolvido por R37 Voicers