pub-5468756460556452 R37 Scout: como foi o desempenho de Thiago Maia na Europa

12/01/2020 - por R37 Intersect

Interesse antigo da diretoria rubro-negra, Thiago Maia está muito próximo de realizar sua vontade de jogar pelo clube do coração. Campeão Olímpico, o volante surgiu muito bem no Santos e despertou o interesse do Lille, da França. 

 

Como foi o desempenho do atleta no velho continente? O que podemos esperar do jovem no esquema de Jorge Jesus? Para descobrir as respostas para essas perguntas é só acompanhar mais uma análise do R37.

Arte Thiago Maia numeros.png

Longe de repetir o desempenho dos tempos de Santos, Thiago Maia não conseguiu encantar os torcedores da equipe francesa. Sem fazer nenhum jogo na Ligue 1 na temporada 2019/20, o volante brasileiro chegou a ser transferido para o time B do Lille. 

Sem grandes índices na parte ofensiva, Thiago Maia é um estilo de volante bem diferente de Gerson e Willian Arão, atuais donos da posição no Flamengo. Lembrando mais o estilo de Piris da Motta e Cuellar, o jogador sempre foi conhecido pelo forte poder de marcação e qualidade na saída de bola.

 

Analisando as estatísticas, vemos que seus números defensivos são muito bons. Com uma média de 10,2 recuperações de bola por partida, o atleta teve um desempenho neste fundamento que o deixaria entre os líderes do Brasileirão. Para efeitos de comparação, Willian Arão e Piris da Motta tiveram 8 e 8,4 retomadas por jogo na última temporada, respectivamente. 

 

Números à parte, também é importante destacarmos a condição do jogador em desarmar oponentes na hora do embate individual. Com um rendimento tão bom nas retomadas, porque o atleta não agradou no futebol francês? Para ajudar a entender essa questão, analisamos as últimas 20 vezes em que um adversário tentou superar Thiago Maia com uma jogada individual.

Sendo superado em 13 dos 20 lances analisados, podemos notar que Thiago Maia teve um rendimento bem abaixo do esperado neste fundamento. Sendo batido com facilidade pelos atacantes em diversas oportunidades, o volante vai precisar aumentar seu aproveitamento se quiser cair nas graças da torcida rubro-negra.

 

Jogo defensivo à parte, no atual esquema de Jorge Jesus é fundamental que os meias mais recuados tenham uma boa condição de passe e criação. Atuando em um continente onde esse tipo de atleta também é muito valorizado, resolvemos analisar como o brasileiro se saiu neste fundamento. Confira no vídeo abaixo as últimas 15 vezes em que Thiago Maia recebeu a bola pressionado por adversários.

Perdendo a posse da bola em 9 dos 15 dos lances acima, Thiago Maia teve uma taxa de erro superior a ⅓ das jogadas analisadas. Vendo este índice, conseguimos entender porque o atleta não conseguiu se firmar no futebol europeu. Mesmo não sendo conhecido pela grande qualidade com a bola nos pés, um atleta que atua nessa faixa do campo precisa de um maior aproveitamento neste tipo de situação.

 

Longe de estar no seu melhor momento na carreira, a diretoria do Flamengo aposta muito no passado de Thiago Maia ao realizar essa contratação. Com credenciais muito positivas de seus tempos de Santos e seleção Olímpica, talento todos sabemos que o jovem tem de sobra. Com apenas 22 anos de idade, ainda é muito cedo para dizer que o jogador não pode repetir as atuações de seu início de carreira.

 

Se voltarmos um pouco no tempo, podemos traçar um paralelo de Thiago Maia com Gerson: mesmo sem atingir um grande nível no futebol da Itália, o atual camisa 8 rubro-negro voltou a seu país de origem e mostrou uma grande evolução, suficiente para sobrar em campos brasileiros.

 

Chegando ao Flamengo por empréstimo de uma temporada, a aposta em Thiago Maia pode ser vista com bons olhos pela torcida. Precisando de sequência de jogo para recuperar seu bom futebol, o volante chega, a princípio, para ser uma peça importante de rotação no elenco rubro-negro. Caso recupere o futebol dos tempos de Santos, o jovem tem totais condições de assumir uma vaga na equipe titular no médio prazo.

+

Quer mais estatísticas de Thiago Maia ou de algum outro jogador? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Thiago Maia, novo reforço do Flamengo