pub-5468756460556452

24/12/2019 - por R37 Intersect

Após confirmar a contratação do peruano Alexander Lacaros, a diretoria do Botafogo confirmou mais um reforço: o zagueiro Ruan Renato, de 25 anos, que estava no Figueirense, chega para ser mais uma opção defensiva para o técnico Alberto Valentim. Para conhecer melhor o novo atleta alvinegro, é só acompanhar mais um scout do R37.

Arte Ruan Renato numeros.png

Olhando os números do novo atleta do Botafogo, vemos um desempenho dentro de uma média razoável para os padrões nacionais. Apesar de atuar em uma equipe que viveu sérias turbulências ao longo de 2019, Ruan Renato conseguiu ser um dos pontos de confiança da equipe catarinense.

 

Para efeitos de comparação, enquanto o novo reforço do Botafogo teve 9 recuperações de bola por jogo, os defensores Joel Carli e Gabriel, titulares do alvinegro ao longo de 2019, recuperaram 7 e 8 vezes a posse de bola por partida, respectivamente. Além das retomadas, Ruan Renato contou com seus 1,88m para alcançar bons índices nas disputas de bola aérea.

 

Estatísticas à parte, outro predicado importante para um zagueiro é a capacidade de se impor sobre os atacantes adversários na hora do embate individual. Pensando nisso, separamos as últimas 20 vezes em que um oponente tentou driblar o novo jogador do Botafogo. Confira o resultado:

Com 55% de aproveitamento neste fundamento, chegamos a conclusão que Ruan Renato ficou dentro de uma média razoável. Mesmo sem ser um zagueiro impecável no embate contra os atacantes, o atleta não foi um ponto fraco do Figueirense individualmente.

 

Além do aproveitamento, percebemos no compilado anterior que o zagueiro tem um bom porte físico e gosta de sair para combater os atacantes. Se por um lado essa postura aumenta o número de interceptações e recuperações de bola em uma zona mais avançada do campo, por outro um erro pode deixar espaços desnecessários no sistema defensivo.

 

Chegando para ser apenas mais uma aposta para 2020, Ruan Renato não é o tipo de contratação que vai mudar o Botafogo de patamar. Chegando sem grandes custos e com contrato de curto prazo, o novo reforço do alvinegro vai precisar mostrar seu valor para dar alegrias para a torcida.

+

Quer mais estatísticas de Ruan Renato ou de algum outro jogador ? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout

R37 Scout:

Ruan Renato, reforço do Botafogo