pub-5468756460556452 R37 scout: Pará, novo lateral do Santos

02/08/2019 - por R37 Intersect

Velho conhecido da torcida, Pará está de volta ao Santos. Pedido pelo técnico Sampaoli, o ex-lateral do Flamengo retorna sob olhares desconfiados por parte dos santistas. Afinal de contas, o jogador foi mal nas suas últimas temporadas no rubro-negro? Confira a análise completa do R37.

Arte pará números.png

Pará viveu altos e baixos com a camisa do Flamengo. Ao olhar os números do atleta nos últimos 18 meses, percebemos um rendimento dentro de uma média razoável. Sem grandes índices ofensivos, o novo reforço do Santos nunca se notabilizou por ser um jogador espetacular.

 

Durante todos os anos em que defendeu o clube carioca, o lateral sofreu com críticas da torcida rubro-negra. Se na parte defensiva o jogador conseguiu cumprir seu papel com eficiência, no ataque o atleta não se destacou. Com apenas 5 passes diretos para gol nas duas últimas temporadas, Pará passou longe de ser um dos principais articuladores do Flamengo. Veja o vídeo com todas as assistências:

Muito desse descontentamento da torcida do Flamengo com o atleta na parte ofensiva se deu graças aos cruzamentos. Segundo boa parte da torcida, os levantamentos na área do jogador sempre deixaram a desejar. Será que essas críticas eram justas?

A primeira coisa que salta aos olhos depois de vermos o mapa de cruzamentos do jogador é a frequência com que chega na linha fundo. Mesmo com uma idade avançada, Pará realizou mais de um terço de seus levantamentos na área em 2019 da região mais perigosa do campo.

 

Olhando seu aproveitamento, podemos dizer que as críticas são exageradas. Por mais que não tenha a qualidade no cruzamento de um lateral de primeira linha da Europa, seus quase 30% de aproveitamento ficam acima da média de boa parte dos jogadores da posição. Confira abaixo o compilado com os melhores levantamentos na área de Pará em 2019:

Se na parte ofensiva o jogador não chega a encantar, no aspecto defensivo o lateral tem um rendimento bem razoável. Por mais que seu número de recuperações de bola não seja muito elevado, o jogador tem um bom aproveitamento nos duelos defensivos. Porém, como aqui no R37 não ficamos só nas estatísticas, trouxemos todos os embates defensivos de Pará no atual campeonato brasileiro. De todas as vezes que um atacante tentou passar pelo jogador, quantas vezes o reforço do Santos levou a melhor? Veja:

Das 16 vezes que tentaram driblar o atleta, em 11 oportunidades o novo reforço alvinegro levou a melhor. Nesse fundamento podemos dizer que o lateral teve um rendimento muito bom. Mesmo com um deslize ou outro ao longo durante sua trajetória no Flamengo, fragilidade defensiva nunca foi uma marca de Pará.

 

Pedido por Sampaoli, Pará chega como uma peça de composição de elenco. Com mais predicados defensivos do que ofensivos, o lateral pode dar uma opção mais defensiva para o técnico argentino. Podendo atuar dos dois lados do campo, o jogador chega sem grandes holofotes e por um baixo investimento, podendo ser encarado como uma aposta interessante da diretoria santista.

+

Quer mais estatísticas de Pará ou algum outro jogador ? Acesse os planos do R37 stats e peça a análise que quiser.

R37 Scout

R37 Scout:

Pará, novo lateral do Santos

Arte_Pará_mapa_de_cruzamentos.png

Fale Conosco

StoryTelling
Quem Somos

Preços e Planos

Arbitral

vila musical.png
Site desenvolvido por R37 Voicers