pub-5468756460556452 R37 scout: tudo sobre Nenê novo reforço do Fluminense

10/07/2019 - por R37 Intersect

Depois de tentativas frustradas no início do ano, Nenê deve ser confirmado como novo reforço do Fluminense nas próximas horas. Com 37 anos, o meia chega para dar experiência ao, até então, elenco mais jovem do Brasileirão. 

 

Sem um 2019 de muito brilho no São Paulo, o jogador chega dividindo as opiniões da torcida do tricolor carioca. Afinal de contas, até que ponto Nenê poder ser útil ao elenco do Fluminense? Como foi seu rendimento nos últimos anos? Confira no R37 os números e os principais momentos do atleta.

Arte Nene numeros.png

Apesar das muitas aparições nos últimos 18 meses, o veterano só começou como titular 5 partidas em 2019, nenhuma delas no campeonato brasileiro. Apesar disso, em termos estatísticos, o rendimento de Nenê é muito satisfatório. O número de participações diretas em gols fala por si. Entre gols e assistências, o meia foi protagonista em 23 oportunidades nas duas últimas temporadas. Veja o compilado com todos esses momentos:

Mesmo com poucas aparições em 2019, o jogador segue como líder de assistências do São Paulo nesta temporada. Foram 5 vezes em que o atleta serviu diretamente um companheiro. Mesmo assim, essa efetividade não foi suficiente para lhe render muitos minutos em campo com Cuca.

 

Porém, a estatística que impressiona mesmo é a de passes para finalização. Pelos números, podemos dizer que Nenê cria, em média, mais de uma oportunidade de gol por jogo. Como sabemos que nem sempre esses dados traduzem a realidade, separamos todas as vezes que o meia deixou um companheiro em boa condição de marcar ou dar uma assistência:

Arte nene chances criadas.png

Com muitas boas chances de gol criadas, é inegável a qualidade técnica do veterano. Porém, um detalhe chama atenção nesse compilado: a esmagadora quantidade de vezes que o passe final veio de uma bola parada e/ou um cruzamento. Das 61 vezes vezes que Nenê proporcionou uma oportunidade de gol, 37 vieram de jogadas de falta ou escanteio para a área.

 

Se por um lado o baixo número de bons passes com bola rolando seja preocupante, a bola aérea e, especialmente, a bola parada são dois fundamentos que o Fluminense tem deixado muito a desejar em 2019. A olhar por esse prisma, Nenê vai agregar demais ao time de Fernando Diniz.

 

Com exceção de Paulo Henrique Ganso, Nenê será, com sobras, o jogador com mais capacidade de dar um passe diferenciado, algo que muitas vezes falta no esquema de grande posse de bola de Diniz. 

 

Além da qualidade nas bolas paradas, a torcida do Fluminense já vislumbra uma melhora em um fundamento que tem dado muita dor de cabeça em 2019: as cobranças de pênalti. Mas será que Nenê é realmente um bom cobrador de penalidades? Veja as últimas 20 batidas do meia e tire suas conclusões:

Arte Nene penaltis.png

Com 17 gols nas últimas 20 cobranças, é evidente que o atleta será um upgrade para o Fluminense neste fundamento. Por mais que possamos observar algumas penalidades mal batidas, não é nada que se compare ao desempenho que os últimos cobradores tricolores vem tendo.

Avaliação R37

(Valor de mercado: € 1,25 Milhões)

Bola parada

Finalização

Marcação

Passe

Técnica

Velocidade

Que o novo reforço do Fluminense tem uma qualidade técnica acima da média ninguém discute. Mas algumas coisas precisam ser questionadas. O ex-meia do São Paulo vai chegar com qual status ao elenco tricolor? Prestes a completar 38 anos, o jogador vai ter que se superar fisicamente para atuar no nível de intensidade que o estilo de jogo de Fernando Diniz pede. 

 

No cenário que vai se desenhando, Nenê chega ao Fluminense para ser protagonista, ainda mais com a iminente saída de Luciano, artilheiro do tricolor em 2019. Sendo assim, a cobrança da torcida será por um desempenho de acordo com essa expectativa. Para essa relação não terminar de maneira frustrante, o meia terá que repetir o desempenho de seus primeiros 6 meses da São Paulo, quando teve atuações acima da média.

 

Além disso, a questão salarial é sempre um problema quando se trata do atual Fluminense. Especula-se que o contrato com o tricolor carioca vai ter validade por mais 18 meses, até o final de 2020. Com vencimentos de R$ 400 mil, o São Paulo vai pagar metade até dezembro deste ano. E depois? 

 

Como uma contratação para compor elenco e contribuir em momentos pontuais, Nenê seria visto como uma boa opção. Seu potencial técnico e, principalmente, a força na bola parada são inegáveis. Sendo um reforço de peso, com o segundo (ou primeiro) maior salário do elenco, sua chegada pode causar problemas e frustrações na torcida tricolor.

+

Quer mais estatísticas de Nenê ou de algum outro jogador ? Acesse os planos do R37 stats e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

O que esperar de Nenê, novo reforço do Fluminense

Fale Conosco

StoryTelling
Quem Somos

Preços e Planos

Arbitral

vila musical.png
Site desenvolvido por R37 Voicers