pub-5468756460556452 R37 scout: conheça Michel Araújo, novo reforço do Fluminense

14/01/2020 - por R37 Intersect

Depois da confirmação do peruano Fernando Pacheco, o Fluminense está muito próximo de anunciar mais um reforço estrangeiro para seu elenco: o uruguaio Michel Araújo, de 23 anos, é esperado no Rio de Janeiro nas próximas horas para assinar com o tricolor. Como foi o rendimento do atleta em 2019? Qual a real posição do jogador? Confira tudo isso na análise do R37.

Arte Michel Araujo numeros.png

Antes de começarmos a análise, é importante fazer uma observação: como o campeonato uruguaio passa por problemas de direitos de televisão, o R37 só teve acesso a 19 das 32 partidas disputadas pelo jogador em 2019. Sendo assim, com exceção do números de partidas, gols e quantidade de cartões, todas as estatísticas acima são referentes apenas aos 19 jogos analisados por nossa equipe. Além dos números, todas as análises em vídeo também serão referentes a essas partidas.

 

Apesar do rebaixamento do Racing de Montevidéu na última temporada, Michel Araújo conseguiu ser um destaque positivo. Com 6 gols e 4 assistências, o meia-atacante chamou a atenção de grandes equipes do Uruguai.

 

Atuando como uma espécie de armador pelos lados do campo, Araújo flutua por todo o setor ofensivo, podendo, inclusive, ser improvisado como um falso 9. Para se ter uma ideia, o uruguaio ganhou 35% das bolas aéreas que disputou em 2019. Felippe Cardoso, centroavante contratado pelo tricolor para 2020, venceu somente 25% dos duelos pelo alto. Por mais que o objetivo inicial não seja usar o meia nesta função, vale destacar a polivalência do jovem.

 

Sendo assim, o novo reforço tricolor foi o grande destaque da equipe de Montevidéu no último ano. Confira no vídeo abaixo todos os gols e assistências do jovem nas partidas analisadas.

Gols à parte, será que o uruguaio conseguiu ser uma peça constante no aspecto criativo? Por mais que as assistências acima não pareçam ser de alto grau de dificuldade, nos números o jogador conseguiu ter um ótimo rendimento como meia. 

 

Com uma média superior a 1 passe para finalização por partida, quantas chances reais de gol o atleta criou? Confira no vídeo abaixo todas as vezes em que o jovem deixou um companheiro em boas condições de balançar as redes.

Arte Michel Araujo chances criadas.png

Com 12 boas chances criadas nos 19 jogos analisados, fica claro que o novo reforço tricolor tem uma boa condição de passe. Além da bola parada de qualidade, Araújo consegue achar bons espaços nas defesas adversárias para deixar seus companheiros na cara do gol. E, diferente de Ganso e Nenê, atuais meias do Fluminense, o uruguaio consegue driblar e conduzir a bola em velocidade.

 

Podendo também atuar no comando do ataque, como foi o desempenho de Araújo nas finalizações? Será que o atleta aproveitou as boas chances quando surgiram? Para não ficarmos somente nos números, separamos em vídeo todas as chances claras de gol que o uruguaio teve nas partidas analisadas. Veja o resultado:

Arte Michel Araujo boas chances.png

Aproveitando 5 das 12 boas chances de gol que surgiram, Araújo teve um rendimento próximo a de um camisa 9 de ofício. Apostando a maioria das vezes em arremates de fora da área, a tendência é que o uruguaio aumente seus índices de gols atuando em uma equipe mais organizada do que seu ex-clube, rebaixado no ano passado.

 

Após algumas contratações de qualidade técnica duvidosa, o Fluminense abriu o olho para o mercado sul-americano e começa a fazer apostas interessantes. Com apenas 23 anos de idade, Michael Araújo tem ainda muita margem para evolução e pode ser considerada uma boa aposta da diretoria tricolor. No que pese a dificuldade de adaptação de reforços estrangeiros, o jovem tem tudo para agregar muito ao elenco comandado por Odair Hellmann.

+

Quer mais estatísticas de Michel Araújo ou de algum outro jogador? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Michel Araújo, reforço do Fluminense