pub-5468756460556452 R37 Scout: conheça Matías Viña, novo lateral do Palmeiras

31/01/2020 - por R37 Intersect

Depois de um longo período na espera por contratações, finalmente a torcida do Palmeiras pode comemorar seu 1° reforço para 2020: trata-se do lateral-esquerdo Matías Viña, que defendeu o Nacional-URU durante toda carreira. Para conhecer o atleta de 22 anos é só acompanhar a análise completa do R37.

Arte_Viña_numeros.png
Arte_Viña_mapa.png

Titular absoluto do Nacional durante toda a temporada, o novo reforço do Palmeiras teve em 2019 o melhor ano de sua carreira. Sendo um dos melhores jogadores da última edição do campeonato uruguaio, Matías Viña tem tudo para ser o dono da posição no elenco comandado por Vanderlei Luxemburgo.

 

Apesar do excelente ano, vemos no mapa de cruzamentos do jogador que seu percentual de acerto pode melhorar. Acertando apenas 26% das bolas que alçou para dentro da área em 2019, o uruguaio fez a grande maioria dos seus levantamentos da região da meia-lua.

 

Cruzamentos à parte, o jogador conseguiu participar diretamente de 11 gols do Nacional no último ano. Mesmo sendo um atleta de defesa, o jovem conseguiu ter uma excelente presença ofensiva ao longo de 2019. Confira no vídeo abaixo todas as vezes em que o jovem balançou as redes ou deu uma assistência.

Vendo o vídeo acima, fica claro que o novo reforço do Palmeiras tem uma ótimo noção de infiltração dentro da área. Com 1,76m, não vai ser raro observar o lateral sendo uma opção ofensiva interessante em lances de bola parada.

 

Além das jogadas que resultaram em gol, as estatísticas nos mostram que Viña foi um dos pilares do Nacional no aspecto criativo. Com uma média próxima a um passe para finalização por partida, é possível dizer que o uruguaio tem ótimas valências ofensivas. Para não ficarmos só com números, separamos em vídeos todas as vezes em que o lateral deixou um companheiro em boas condições de balançar as redes.

Com 23 boas chances de gol criadas nos últimos 12 meses, chegamos a conclusão que o jovem precisa de apenas 160 minutos (menos de duas partidas completas) para deixar um companheiro em boas condições para marcar. Números dignos de um meia de criação de qualidade.

 

Além do aspecto ofensivo, é importante destacarmos o poder de marcação do novo reforço do Palmeiras. Olhando seus números, vemos que a quantidade de recuperações de bola e duelos defensivos ganhos impressiona.

 

Para efeitos de comparação, Diogo Barbosa e Victor Luís recuperaram em 2019, em média, 7,4 e 6,4 bolas por jogo, respectivamente. Índices bem distantes das 10,2 retomadas que Matias Viña alcançou ano passado. 

 

Além dos fundamentos citados acima, todo torcedor quer saber qual a capacidade de marcação mano a mano de um lateral. Pensando nisso, analisamos as últimas 20 vezes em que um atacante adversário tentou superar o uruguaio com uma jogada individual. Veja o resultado:

Levando a melhor sobre os adversários em 50% dos lances acima, podemos dizer que o jovem teve um rendimento dentro da média nos embates individuais. Mesmo não sendo um aproveitamento digno dos melhores laterais do mundo, é possível esperar que o jogador tenha uma melhora nesse índice.

 

Chegando como 1° reforço alviverde para 2020, é possível afirmar que o Palmeiras acertou em cheio na sua aposta. Trazendo um jogador que tem apenas 22 anos e com muita margem para evolução, o uruguaio tem tudo para assumir a lateral-esquerda do elenco comandado por Vanderlei Luxemburgo. 

 

Com muitos predicados tanto no jogo ofensivo quanto no defensivo, a tendência é que o lateral atende a nova filosofia de contratações do Palmeiras: só trazer atletas que realmente irão agregar um valor significativo ao elenco.

+

Quer mais estatísticas de Matías Viña ou de algum outro jogador? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Matías Viña, novo lateral do Palmeiras

Quem Somos
StoryTelling

Fale Conosco

Preços e Planos

Arbitral

Site desenvolvido por R37 Voicers