pub-5468756460556452

07/01/2020 - por R37 Intersect

Mais um nome chega para integrar o pacotão de reforços do Botafogo para a temporada 2020: após disputar a última Série B pelo Paraná, o volante Luiz Otávio é mais um que chega para encorpar o plantel do alvinegro carioca. Para conhecer melhor o atleta de 22 anos é só acompanhar mais uma análise do R37.

Arte Luiz Otavio numeros.png

Vendo os números do atleta, fica fácil perceber que o novo volante alvinegro é um jogador voltado apenas para o jogo defensivo. Com números inexpressivos na parte de finalização e construção de jogadas, Luiz Otávio chega para executar uma função semelhante a do volante Jean. 

 

Se compararmos os números defensivos, vemos que seu número de recuperações de bola ao longo de 2019 foi, em média, superior ao de Gustavo Bochecha e Jean, atletas que ocuparam a posição no elenco do alvinegro ano passado e não ultrapassaram a marca de 7 retomadas por partida. Mesmo assim, se compararmos com os principais volantes do país, vemos que essa marca também passa longe de empolgar. Felipe Melo, por exemplo, alcançou o índice médio de 10,3 recuperações de bola por jogo.

 

Para não ficarmos somente na análise estatística, destacamos também a capacidade do jogador em parar atacantes adversários. Confira abaixo as últimas 20 vezes em que um oponente tentou superar Luiz Otávio com uma jogada individual:

Com um baixo aproveitamento de 35% neste fundamento, podemos dizer que Luiz Otávio deixou muito a desejar no combate mano a mano na última temporada. Sendo batido facilmente pelos atacantes na maioria das oportunidades, o volante vai precisar ter um rendimento bem melhor se quiser ser um pilar defensivo do Botafogo em 2020.

 

Poder de marcação à parte, é sempre importante notar a capacidade com a bola nos pés que um atleta desta posição possui. Para te ajudar a entender um pouco como Luiz Otávio atua com a posse da pelota, analisamos as últimas 15 vezes em que o novo reforço do Botafogo foi pressionado por adversários. Veja ao resultado:

Arte Luiz Otavio pressao e saida.png

Perdendo a posse da bola em 5 dos 15 lances analisados, fica claro que o jogador não vai agregar muito no quesito construção de jogadas. Se limitando na maioria das vezes a dar passes para o lado ou para trás, o novo jogador do alvinegro chega apenas para exercer um papel defensivo no elenco comandado por Alberto Valentim.

 

Chegando para ser mais um atleta de Eduardo Uram no elenco do Botafogo, Luiz Otávio passa longe de ser um reforço para animar a torcida. Sem um passado que o credencia a defender as cores do alvinegro, fica difícil imaginar que o clube não tenha, em sua base, um jogador de nível pelo menos semelhante ao do novo contratado.

+

Quer mais estatísticas de Luiz Otávio ou de algum outro jogador ? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Luiz Otávio novo reforço do Botafogo