pub-5468756460556452

03/01/2020 - por R37 Intersect

Após a contratação de Victor Ferraz, o Grêmio segue reforçando seu elenco para 2020 e acertou com o volante Lucas Silva, que defendeu o Cruzeiro nas duas últimas temporadas. Após 6 meses de inatividade, o que podemos esperar do novo reforço tricolor? Confira mais um scout do R37 para conhecer melhor o novo jogador gremista.

Arte Lucas Silva numeros.png

Sem atuar desde o dia 6 de junho, o jogador revelado pela raposa não conseguiu repetir nos dois últimos anos as atuações das temporadas 2013 e 2014, quando o atleta surgiu para o futebol brasileiro e chamou a atenção do Real Madrid. Com apenas 18 partidas disputadas nos últimos 12 meses, Lucas Silva só conseguiu atuar durante os 90 minutos em 7 oportunidades em 2019.

 

Mesmo sem o mesmo destaque de anos anteriores, o jogador conseguiu ter 3 participações diretas para gol nos últimos 18 meses. Confira no vídeo abaixo todos os gols e assistências de Lucas Silva nas duas últimas temporadas.

Além da parte ofensiva, é sempre importante destacarmos o poder de marcação de um atleta que atua na posição de Lucas Silva. Olhando somente os números, vemos que o percentual de duelos defensivos ganhos fica dentro de uma média razoável, enquanto o rendimento nas recuperações de bola passa longe de empolgar. Para não ficarmos somente nas estatísticas, separamos em vídeo as últimas 20 vezes em que um atacante tentou superar o novo reforço tricolor em uma jogada individual. Veja o resultado:

Com exatos 50% de aproveitamento neste fundamento, chegamos a conclusão que o jogador teve um desempenho apenas regular na parte defensiva. Mesmo sem comprometer de maneira negativa, o volante passou longe de ser um dos pilares do time do Cruzeiro, mesmo na melhor fase do elenco celeste em 2019.

 

Poder de marcação à parte, Lucas Silva sempre foi conhecido pela sua boa técnica e bom trato com a bola. Pensando nisso, analisamos as últimas 15 vezes em que o volante recebeu a pelota pressionado por marcadores adversários. Será que o jogador conseguiu dar sequência a maioria das jogadas?

Dando sequência a 13 das 15 jogadas analisadas, fica claro no vídeo anterior que, mesmo longe da melhor fase, o jogador ainda tem uma condição técnica acima da média. Conseguindo levar seu time para o ataque na maioria das oportunidades, Lucas Silva pode ser uma peça importante no estilo de jogo de Renato Gaúcho.

Mesmo estando em um momento de baixa e com uma longa inatividade, o atleta chega ao tricolor gaúcho em uma negociação a custo zero, envolvendo somente o pagamento dos salários. Sendo assim, podemos afirmar que a aposta em Lucas Silva foi uma sacada interessante da diretoria do Grêmio. Se conseguir repetir o futebol dos tempos de início de carreira, o volante de 26 anos tem tudo para agregar muito valor ao time comandado por Renato Gaúcho.

+

Quer mais estatísticas de Lucas Silva ou algum outro jogador ? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout

R37 Scout:

Lucas Silva, novo volante do Grêmio