pub-5468756460556452 R37 scout: conheça Lucão, novo centroavante do Fluminense

06/08/2019 - por R37 Intersect

Já treinando no CT do Fluminense, o centroavante Lucão, ex-Goiás e atualmente no Al Kuwait, vai ser confirmado como novo reforço do tricolor nas próximas horas. Contando com nomes como Pedro e João Pedro no elenco, o que a torcida do Flu pode esperar da nova contratação? Como foi o desempenho do atleta nos últimos meses? Confira as respostas em mais um scout do R37.

Arte Lucão Números.png

Olhando somente as estatísticas do jogador, a torcida do Fluminense tem motivos para ter boas expectativas. Com uma média de 1 participação direta para gol a cada duas partidas, Lucão foi um centroavante efetivo nos últimos 18 meses. Porém, é preciso fazer uma ressalva: todos esses números positivos foram com a camisa do Goiás, quando o centroavante fez 44 dos 48 jogos. Atuando pelo modesto Al Kuwait, foram 4 partidas (todas vindo do banco de reservas) e nenhuma participação efetiva. Confira abaixo gols e assistências do atacante com a camisa do esmeraldino:

Vendo os gols do jogador, fica claro que o atleta não tem medo de finalizar. Além dos 113 arremates nos últimos anos, vemos que Lucão marcou gols ao estilo centroavante clássico mas também balançou as redes com chutes potentes de média distância.

arte lucao raiox.png

Outro fator animador para a torcida tricolor é o aspecto decisivo dos gols de Lucão. Quase todas as vezes em que o centroavante foi às redes na Série B do ano passado, o Goiás se encontrava em uma situação complicada nas partidas, com desvantagem ou igualdade no placar. 

 

Por outro lado, a pequena quantidade de gols de pé esquerdo e, principalmente, de cabeça podem preocupar. Por mais que os 44% de aproveitamento em jogadas aéreas seja um excelente número, 2 gols pelo alto para um atleta de 1,84m não chega a ser um ótimo índice.

 

Gols à parte, todo torcedor gosta de ter em sua equipe aquele atacante letal, que aproveita a maioria das oportunidades que surgem. Ao longo de 2019, o Fluminense tem se notabilizado por ser um time que cria muito e desperdiça muitas chances de gol. Pensando nisso, separamos todas as vezes que a bola se apresentou em boas condições para Lucão marcar. Analisamos os jogos pelo Al Kuwait e pela Série B do ano passado. Veja o resultado:

Arte_Lucão_big_chances.png

Com 11 gols em 28 boas chances, Lucão não chega a ser um centroavante letal. Por mais que não esteja abaixo de centroavantes recém contratados por grandes equipes do futebol brasileiro (Henrique Dourado e Luiz Adriano, por exemplo), o novo atacante tricolor ainda desperdiça mais da metade das oportunidades claras de gol. O destaque negativo fica por conta dos tempos no Kuwait, que, mesmo em poucas partidas, o atleta teve momentos para balançar as redes e não foi eficiente.

 

A nível estatístico, Lucão não chegaria a ser uma aposta ruim. Mesmo com 27 anos, o atacante teve duas temporadas em bom nível atuando na Série B do Brasil (16 gols em 2018 e 10 gols em 2017). Porém, se tem uma posição que o curto elenco tricolor está bem servido, essa posição é a do camisa 9. Com Pedro, João Pedro e até mesmo Yony González e Marcos Paulo para a posição, é consenso entre boa parte da torcida que o atleta ex-Goiás chega apenas para ser mais uma opção para compor o plantel.

 

Mesmo vindo sem grandes custos, fica a dúvida na cabeça da torcida do Fluminense: a chegada de Lucão vai impedir a contratação de atletas para posições mais carentes? Se a resposta for positiva, podemos questionar essa aquisição da nova diretoria do tricolor. Em caso de oportunidade de mercado, visando a temporada de 2020, é válido observar o jogador e ter uma certa paciência.

+

Quer mais estatísticas de Lucão ou de algum outro jogador ? Acesse os planos do R37 stats e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Lucão, novo centroavante do Fluminense

Fale Conosco

StoryTelling
Quem Somos

Preços e Planos

Arbitral

vila musical.png
Site desenvolvido por R37 Voicers