pub-5468756460556452 R37 scout: conheça Juanfran, novo lateral do São Paulo

03/08/2019 - por R37 Intersect

Horas depois de anunciar a contratação de Daniel Alves, o São Paulo concluiu a transferência de mais um grande nome para seu elenco: Juanfran, lateral-direito que atuou os últimos anos de sua carreira no Atlético de Madrid. Histórico vencedor à parte, o que podemos esperar de Juanfran? Como ele estava nos últimos anos na Espanha? Confira no R37.

Arte_Juanfran_números.png

A nível estatístico, Juanfran demonstrou ter um melhor rendimento no aspecto defensivo nos dois últimos anos. Mesmo assim, o jogador conseguiu ter contribuições diretas para gol, especialmente na temporada 2017/18. Veja o vídeo com todas as assistências do espanhol neste período:

Vendo os números, podemos pensar que o jogador não teve um grande desempenho ofensivo, especialmente no fundamento dos cruzamentos, importante para todo bom lateral. Mas, será mesmo que o atleta deixou a desejar nesse quesito ou seus companheiros não aproveitaram as chances que tiveram?

Arte Juanfran mapa de cruzamentos.png

Vendo a imagem anterior, chegamos a conclusão que o espanhol teve um excelente desempenho ao alçar bolas na área em 2019. Com quase 50% de acerto, Juanfran teve um índice que o colocaria entre os melhores do mundo nesse fundamento. Para se ter uma ideia, Daniel Alves, reforço tricolor e uma das referências na posição, teve pouco menos de 30% de aproveitamento no mesmo período. Veja no vídeo abaixo os melhores cruzamentos do ex-jogador do Atlético de Madrid nos últimos 8 meses:

Arte Juanfran cruzamentos.png

Além dos bons cruzamentos, muitos torcedores levam em conta a qualidade de jogadas individuais de um lateral. Com 34 anos, Juanfran ainda tem vigor físico para superar seus marcadores? Para ajudar a responder essa questão, separamos todas as tentativas de drible do espanhol em 2019. Confira:

Arte Juanfran 1x1 atk.png

Com exatos 50% de aproveitamento neste fundamento, percebemos que Juanfran adota um estilo mais construtor de jogo, sem abusar de jogadas individuais. Podendo atuar pelos dois lados do campo, não é raro vermos o atleta buscar a linha de fundo mesmo atuando na lateral-esquerda.

 

Além do aspecto ofensivo, é importante analisarmos sua capacidade como marcador. Olhando os números, vemos um jogador bem razoável, com bons índices de recuperações de bola e duelos defensivos. Com uma boa consciência tática, Juanfran era um dos pilares da equipe de Simeone e chegou a atuar na zaga. Estatísticas e história a parte, veja o compilado com as últimas 20 vezes que um adversário tentou passar pelo espanhol.

Arte Juanfran 1x1 def.png

Sendo superado em 12 das 20 oportunidades, vemos no vídeo anterior que o atleta não teve um bom rendimento na marcação mano a mano no final da temporada., mesmo com todos seus predicados defensivos.

 

Apesar disso, é inegável que Juanfran é uma contratação ousada e interessante para o São Paulo. Com sua chegada, Cuca ganha mais uma opção interessante, não só para a lateral-direita, como para a zaga e para o lado esquerdo do campo. Não é difícil imaginar o tricolor atuando, quando tiver todos seus atletas a disposição, em um esquema com 3 zagueiros, que contemple o espanhol e Daniel Alves pelo lado direito.

 

No que pese a questão financeira, neste primeiro momento a torcida do São Paulo tem motivos de sobra para se animar com a atuação de seus dirigentes no mercado de transferências. Com Juanfran e Daniel Alves, o tricolor ganha muito em qualidade técnica, opções para o elenco e, principalmente, experiência e espírito vencedor.

+

Quer mais estatísticas de Juanfran ou de algum outro jogador ? Acesse os planos do R37 stats e peça a análise que quiser.

R37 Scout

R37 Scout:

Conheça Juanfran, novo lateral tricolor