pub-5468756460556452 R37 Scout: veja o rendimento de João Pedro, novo lateral do Bahia

31/07/2019 - por R37 Intersect

Pouco mais de 24 horas antes do encerramento da janela de reforços internacionais, o Bahia anunciou mais um reforço para seu elenco: o lateral-direito João Pedro. Velho conhecido da torcida tricolor, o jovem atuou durante maior parte da temporada 2018/19 no Porto B. Confira o desempenho do atleta no R37.

Arte_João_Pedro_numeros.png

Mesmo atuando em uma liga de nível técnico não muito alto, podemos dizer que João Pedro teve um bom desempenho. Mesmo sem dar assistências diretas para gol, o jogador teve bons índices defensivos e na criação das jogadas. Além disso, 3 gols para um lateral-direito é uma estatística interessante. Veja o vídeo com as 3 vezes que o atleta balançou as redes:

Chama a atenção que, mesmo sendo destro, o jovem marcou seus 3 gols em finalizações com o pé esquerdo e com alto grau de dificuldade. Não foi raro na temporada passada ver o jovem fazer jogadas individuais como um verdadeiro ponta, cortando para dentro e batendo no gol.

 

Gols a parte, é sempre interessante verificar a eficiência de um lateral nos cruzamentos.

Arte_João_Pedro_mapa_de_cruzamentos.png

Diferentemente da maioria dos laterais, João Pedro tem uma facilidade incrível em chegar a linha de fundo para realizar cruzamentos. Não à toa, seu índice de acerto nas bolas alçadas na área é bem acima da média. Para efeitos de comparação, Filipe Luís, reforço do Flamengo e jogador de nível internacional, realizou 90 cruzamentos e acertou 26 na temporada passada (29% de acerto), aproveitamento pior que os 41% do novo reforço tricolor. Confira abaixo os melhores levantamentos para a área realizados pelo jogador no último ano:

Essa facilidade em chegar na linha de fundo se dá graças a grande velocidade e capacidade de driblar do atleta. Mesmo com 1,80m, João Pedro tem uma grande explosão física, o que lhe dá vantagem sobre seus marcadores na maioria dos embates ofensivos. Para ajudar a visualizar este predicado do jogador, separamos as últimas 20 tentativas de drible do lateral:

Além dos predicados ofensivos, o jogador revelado pelo Palmeiras tem bons índices defensivos. Com uma média de 7 bolas recuperadas por jogo e um aproveitamento de 59% nos duelos defensivos, o atleta se encaixa na média do futebol brasileiro. Agora, para não ficarmos só nos números, trouxemos para você todos os embates defensivos de João Pedro em 2019. De todas as vezes que um atacante tentou driblar o lateral, em quantas vezes ele levou a melhor? Confira:

Das 15 vezes que um atacante tentou passar pelo jogador, em 8 vezes o defensor levou a melhor. Por mais que não seja um aproveitamento impressionante, não é pior que a grande maioria dos jogadores da posição. Falta ainda ao jogador um pouco mais de agressividade no 1x1 defensivo. Em muitas oportunidades o atleta marca a distância e concede espaço para o cruzamento do adversário.

Avaliação R37

Cruzamento

Drible

Marcação

Passe

Técnica

Velocidade

Para uma posição tão carente do nosso futebol, podemos dizer que o Bahia foi preciso na sua contratação. Já identificado com a torcida e com uma grande margem para evolução, o jovem de 22 anos tem tudo para ser uma excelente opção para o elenco tricolor, com boas possibilidades de assumir a posição de titular.

 

Vindo por empréstimo, João Pedro vai precisar se recuperar rapidamente do período de férias para poder entregar o esperado pela torcida tricolor. Com bom porte físico, habilidade e qualidade nos cruzamentos, o lateral tem tudo para, em um futuro próximo, ser um dos destaques da posição, atuando no Brasil ou na Europa.

+

Quer mais estatísticas de João Pedro ou de algum outro jogador? Acesse os planos do R37 stats e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Veja o desempenho completo de João Pedro

Fale Conosco

StoryTelling
Quem Somos

Preços e Planos

Arbitral

vila musical.png
Site desenvolvido por R37 Voicers