pub-5468756460556452 R37 scout: o que esperar de Hudson no Fluminense

10/01/2020 - por R37 Intersect

Após anunciar seu primeiro pacotão de reforços para a temporada 2020, o Fluminense está por detalhes para confirmar mais um volante para seu elenco: depois de defender o São Paulo nos últimos anos, Hudson muda de tricolor buscando voltar a ter sequência como titular. Como foi o desempenho do atleta em 2019? O que podemos esperar do jogador de 31 anos no Rio de Janeiro? Confira isso e muito mais em mais uma análise do R37.

Arte Hudson numeros.png

Depois de um 2018 onde foi titular quase absoluto do São Paulo durante o Brasileirão, Hudson perdeu muito espaço na equipe principal do tricolor paulista após a chegada do técnico Fernando Diniz. Sem muita qualidade técnica para executar o estilo de jogo do novo treinador, o volante amargurou o banco na reta final da última temporada.  

 

Por mais que tenha um estilo mais defensivo, o novo reforço do Fluminense conseguiu aparecer no campo de ataque algumas vezes em 2019. Com 4 participações diretas para gol no ano passado, Hudson conseguiu ter números ofensivos melhores que todos os volantes que atuaram no tricolor carioca na última temporada. Confira abaixo todos os gols e assistências do jogador nos últimos 12 meses.

Apesar dos gols e das assistências, o jogador não agradou ao novo treinador do São Paulo. Prezando sempre por um jogo propositivo, será que Hudson foi preterido com justiça? Qual a real capacidade técnica do volante com a bola nos pés? Para não ficarmos só na teoria, analisamos as últimas 15 vezes em que o jogador foi pressionado por adversários. Veja o resultado:

Arte Hudson pressao e saida.png

Por mais que só tenha desperdiçado a posse da bola em 2 dois 15 lances analisados, o vídeo acima ajuda um pouco a explicar porque o jogador não se adaptou bem ao esquema de Diniz. Quase sempre apostando em passes simples e burocráticos, o novo reforço do Fluminense baseia todo seu jogo no aspecto defensivo. 

 

Deixando um pouco de lado o jogo com a bola nos pés, os principais predicados de Hudson ao longo de sua carreira sempre foram no jogo de contenção. Ao analisar as estatísticas, vemos que o volante tem índices bem aceitáveis. Com um número excelente de recuperações de bola, o atleta seria o líder do Fluminense nesse quesito no último Brasileirão.

 

O novo reforço do tricolor carioca teve, em média, 10,4 retomadas por partida. Para efeitos de comparação, Henrique, novo jogador do Fluminense, alcançou o índice de 10 recuperações, enquanto Yuri e Allan recuperaram a bola (em média) 9 e 6,8 vezes por jogo, respectivamente. 

Mesmo desperdiçando muito a posse da bola por partida (8), a quantidade de vezes em que Hudson a retoma encaixam bastante no estilo de jogo que Odair Hellmann deve implementar no Fluminense para 2020. 

 

Além das números, é importante descobrir qual o real poder de marcação mano a mano que o volante tem. Para não ficarmos só com estatísticas, trouxemos em vídeo as últimas 20 vezes em que um atacante tentou superar Hudson com uma jogada individual.

Arte Hudson 1x1 def.png

Sendo superado em 12 dos 20 lances que vimos acima, Hudson deixou a desejar nesse quesito. Assim como Henrique, novo reforço do tricolor, o atleta baseia sua força defensiva em antecipações, bom posicionamento e força nas divididas. 

 

A contratação de Hudson é mais um indicativo de que o Fluminense pretende mudar seu estilo de jogo para 2020. Ao lado Yuri e Henrique, a nova trinca de meio-campo do tricolor tem uma forma de jogar muito diferente dos antecessores Allan e Daniel que, ao lado do remanescente Yuri, formavam um meio muito mais leve e técnico.

 

Podendo também atuar como lateral-direito, Hudson chega ao Fluminense só com os custos de salário e com condições de brigar por uma vaga de titular no elenco. Por mais que não seja um atleta que cause euforia na torcida, o jogador pode agregar ao elenco do tricolor no aspecto defensivo e com sua experiência.

+

Quer mais estatísticas de Hudson ou de algum outro jogador ? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Hudson, reforço do Fluminense

Quem Somos
StoryTelling

Fale Conosco

Preços e Planos

Arbitral

Site desenvolvido por R37 Voicers