pub-5468756460556452

18/12/2019 - por R37 Intersect

Apesar da concentração total no Mundial de Clubes, o Flamengo continua ativo no mercado e vai confirmando mais um reforço para seu elenco: o nome da vez é Gustavo Henrique, zagueiro de 26 anos que defendeu o Santos nos últimos anos. Qual foi o desempenho do atleta em 2019? Com qual status o jogador chega ao elenco campeão da América? Confira em mais uma análise do R37.

Arte Gustavo Henrique numeros.png

Titular absoluto do time de Sampaoli ao longo de 2019, Gustavo Henrique é um zagueiro conhecido pela força física e força no jogo aéreo. Ao lado do companheiro Lucas Veríssimo, o atleta foi um dos pilares defensivos do Santos nos últimos anos.

 

Olhando as estatísticas do jogador nos últimos 12 meses, a quantidade de recuperações de bola chama a atenção. Com uma média superior a 10 retomadas por partida, o zagueiro é foi um dos destaques do último Brasileirão neste fundamento. De negativo, fica a parte disciplinar: mesmo atuando na contenção, 17 cartões ao longo de uma temporada é um número bem elevado, ainda mais com 3 expulsões na conta.

 

Além da força defensiva, o jogador foi, em muitos momentos, importante para a equipe santista na parte ofensiva. Com 5 gols marcados ao longo de 2019, o zagueiro é perigo constante para os adversários nas jogadas de bola parada. Veja abaixo todas as vezes em que Gustavo Henrique balançou as redes no último ano:

Além dos 62% de aproveitamento nas jogadas de bola aérea, o vídeo acima deixa muito claro a força do jogador nas bolas pelo alto. Com 1,96m, o ex-zagueiro do Santos tem um porte físico muito favorável para superar atacantes e até mesmo defensores adversários de cabeça.

 

Números à parte, uma das preocupações para todo zagueiro que atua em um esquema com linhas altas é o combate mano a mano com atacantes adversários. Jogando assim durante quase todo o ano com Sampaoli, será que o defensor se saiu bem nos embates defensivos? Para ajudar a responder essa pergunta, separamos em vídeo as últimas 20 vezes em que um oponente tentou superar o novo reforço do Flamengo em uma jogada individual. Confira:

Arte Gustavo Henrique 1x1 def.png

Sendo superado em 12 das 20 oportunidades, é possível afirmar que Gustavo Henrique precisa melhorar neste fundamento para 2020. Olhando o vídeo acima, podemos perceber que em muitos momentos o zagueiro estava dando combate em faixas avançadas do campo, graças ao esquema ofensivo de Sampaoli. Traçando um paralelo com a equipe de Jorge Jesus, não vai ser raro ver o Flamengo executando movimentos parecidos, deixando seus atletas de defesa no campo de ataque, necessitando de um bom poder de recuperação.

 

Apesar do rendimento abaixo no combate mano a mano, é possível afirmar que Gustavo Henrique foi uma excelente oportunidade de mercado da diretoria rubro-negra. Chegando sem a necessidade de pagamento de multa rescisória, o ex-zagueiro do Santos tem tudo para elevar o nível do elenco do Flamengo. Se em um primeiro momento não é certo que o reforço chega para assumir uma condição de titular, a chegada do defensor vai acirrar ainda mais a briga pela vaga de titular na defesa do campeão da América.

+

Quer mais estatísticas de Gustavo Henrique ou de algum outro jogador ? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout

R37 Scout:

Gustavo Henrique, novo zagueiro do Flamengo