pub-5468756460556452 R37 Scout: conheça Guilherme Santos, novo lateral do Botafogo

26/12/2019 - por R37 Intersect

Buscando reforçar seu elenco pensando na temporada 2020, o Botafogo confirmou mais uma contratação: o lateral-esquerdo Guilherme Santos, de 31 anos, chega ao alvinegro carioca após atuar pelo Paraná na última Série B. O que podemos esperar do atleta para o ano que vem? Como foi seu desempenho nos últimos jogos? Confira na análise abaixo.

Arte Guilherme Santos numeros.png
Arte Gui Santos mapa de cruzamentos.png

Titular absoluto do Paraná ao longo de 2019, Guilherme Santos conseguiu ter uma boa sequência de jogos, algo que o atleta não conseguia desde a temporada 2016/17, quando fez 29 jogos pelo Anorthosis, time do do Chipre.

 

Vendo o mapa de cruzamentos do jogador na última Série B, percebemos que o novo reforço do Botafogo gosta de explorar o fundo do campo. Com um bom aproveitamento nos levantamentos na região da entrada da área, o atleta utiliza ultrapassagens e jogadas individuais para chegar nas zonas mais perigosas da lateral.

 

Além dos cruzamentos, o atleta conseguiu participar diretamente de 6 gols do Paraná ao longo da temporada. Confira no vídeo abaixo todos os gols e assistências do jogador no último ano:

Gols e cruzamentos à parte, Guilherme Santos sempre foi conhecido por ser um lateral ofensivo. Pensando nisso, é sempre importante observarmos o poder de criação do jogador. Com uma quantidade razoável de passes para finalização na temporada, o novo reforço do Botafogo foi uma das principais peças do ofensivas do Paraná. Para não ficarmos só nos números, juntamos todas as vezes em 2019 que o atleta deixou um companheiro em boa condição de marcar ou dar uma assistência. 

Com grande parte das 21 boas chances de gol criadas oriundas de cruzamentos, é improvável que tenhamos um Guilherme Santos participando da construção de jogadas pelo meio. Buscando sempre o corredor e o ataque ao espaço vazio, o jogador tem tudo para ter seus predicados potencializados caso Alberto Valentim opte por um esquema de jogo em velocidade, que conte com uma boa ocupação da grande área, com centroavantes a espera da bola alçada.

 

Apesar dos 31 anos de idade, Guilherme Santos ainda tem uma boa força física. Com velocidade uma certa habilidade, será que o atleta conseguiu levar vantagem sobre os marcadores adversários com suas jogadas individuais? Para ajudar a responder essa questão, separamos em vídeo as últimas 20 tentativas de drible do novo reforço do Botafogo. Veja o resultado:

Com 55% de aproveitamento neste fundamento, podemos dizer que Guilherme Santos ficou dentro de uma média razoável para os padrões nacionais. Apesar de algumas jogadas bem bonitas plasticamente, o atleta vai ter que melhorar seu rendimento se quiser cair nas graças da torcida.

 

Apesar de uma temporada razoável atuando pelo Paraná, a contratação de Guilherme Santos é de difícil justificação. Com atuações muito abaixo da crítica quando atuou por Fluminense, Santos, Atlético-MG e Bahia, é difícil imaginar que o jogador vá conseguir ser útil ao time do Botafogo, ainda mais com 31 anos de idade.

+

Quer mais estatísticas de Guilherme Santos ou de algum outro jogador? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Guilherme Santos, novo lateral do Botafogo