pub-5468756460556452 R37 Scout: Guilherme Arana, novo lateral do Altético-MG

23/01/2020 - por R37 Intersect

Após longas negociações com o Sevilha, o Atlético-MG está muito próximo de confirmar a contratação de Guilherme Arana, lateral-esquerdo campeão brasileiro pelo Corinthians e que atuou a última temporada pela Atalanta. Para ver como foi o desempenho do atleta nos últimos anos é só conferir a análise do R37.

Arte Arana numeros.png
Arte Arana mapa.png

Vendo os números do jogador nas últimas duas temporadas, fica claro que o lateral não conseguiu se firmar na Europa. Após disputar apenas 22 jogos na temporada 2018/19 pelo Sevilha (somente 9 pelo Campeonato Espanhol), o novo reforço do Galo se transferiu para a Atalanta, onde entrou em campo apenas 4 vezes, nenhuma como titular.

 

Vendo o mapa de cruzamentos do atleta nos últimos anos, podemos destacar pontos positivos e negativos: se os 20% de acerto representam uma taxa muito baixa para um lateral do nível de Arana, a baixa frequência com que o jogador levantou bolas na área da zona intermediária do campo é um bom indicativo. Com uma boa técnica e velocidade, o jovem pode ser trabalhado para aparecer mais vezes na linha de fundo.

 

Mesmo entrando poucas vezes em campo, o atleta conseguiu participar diretamente de 5 gols nas últimas temporadas. Confira no vídeo abaixo todas as vezes em que o lateral balançou as redes ou deu uma assistência.

Apesar das participações diretas, é preciso fazer uma ressalva: 4 dos 5 lances do compilado anterior aconteceram em partidas da fase preliminar da Europa League. Por mais que seja um torneio continental, o atleta foi utilizado apenas nas fases iniciais, quando o Sevilha usou sua equipe alternativa e enfrentou adversários de baixo nível técnico.

 

Gols e assistências à parte, também é importante destacarmos o poder de criação do jogador. Para não ficarmos somente na estatística de passes para finalização, analisamos todas as vezes em que o jovem deixou um companheiro em boas condições de balançar as redes nas duas últimas temporadas.

Com 11 boas chances de gol criadas, Guilherme Arana foi razoável no aspecto criativo. Se analisarmos somente os minutos em que o lateral esteve em campo (1.758), chegamos a conclusão que o novo reforço do Galo proporcionou mais de uma ocasião de gol a cada duas partidas.

 

Além dos atributos ofensivos, um lateral também é muito cobrado pelo seu jogo sem bola. Vendo os índices, vemos que, por mais que o percentual de duelos defensivos ganhos seja razoável, seu número médio de retomadas de bola passa longe de encher os olhos. Estatísticas à parte, analisamos as últimas 20 vezes em que um adversário tentou superar Guilherme Arana em uma jogada individual. Veja o resultado:

Com um aproveitamento de 50% neste fundamento, podemos dizer que Arana não chegou a ser um desastre no embate contra os atacantes. Por mais que na Europa se cobre mais do jogo defensivo de um atleta, a tendência é que, atuando em um futebol de nível técnico inferior, seu rendimento defensivo melhore.

 

Com apenas 22 anos de idade, Guilherme Arana tem totais condições de voltar ao futebol brasileiro e atingir o nível de atuação que teve pelo Corinthians, quando foi um dos destaques na campanha do título do Brasileirão. 

 

Por mais que seu rendimento na Europa tenha sido ruim e o investimento no jovem não seja baixo, o jogador tem nível técnico suficiente para atuar em bom nível no nosso futebol. Cabe a torcida um pouco de paciência, uma vez que o novo reforço vem de um longo período sem uma grande sequência de jogos.

+

Quer mais estatísticas de Guilherme Arana ou de algum outro jogador? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Guilherme Arana, novo lateral do Galo

Quem Somos
StoryTelling

Planos e preços

Arbitral

Fale Conosco

Site desenvolvido por R37 Voicers