pub-5468756460556452 R37 Scout: veja o rendimento de Filipe Luís

18/07/2019 - por R37 Intersect

Envolvido em uma grande novela, Filipe Luís é a grande esperança da torcida rubro-negra para subir a lateral-esquerda do time de patamar. Afinal de contas, vale a pena todo esse esforço para contar com o lateral do Atlético de Madrid e da seleção? Para entendermos de que maneira o jogador pode agregar valor ao elenco comandado por Jorge Jesus, o R37 fez um Raio-X completo, com números, vídeos e o mapa de cruzamentos do atleta na última temporada.

Arte Filipe Luis numeros.png

Titular em quase todos os jogos do Atlético na temporada, não restam dúvidas que o jogador tem uma carreira consolidada no futebol europeu. Com um bom rendimento defensivo, podemos dizer que Filipe Luís cumpre bem as funções fundamentais para a posição. Mas antes de analisarmos seu desempenho como marcador, confira seus gols e assistências nos últimos 12 meses:

Mesmo tendo como principal predicado a marcação, a torcida do Flamengo espera do jogador um bom desempenho ofensivo, principalmente na questão dos cruzamentos, fundamento que todos esperam que um bom lateral execute com eficiência. 

Arte Filipe Luis mapa de cruzamentos.png

Vemos na imagem anterior que Filipe Luís tem um aproveitamento de cruzamentos dentro da média nacional. Com muitos levantamentos na faixa da entrada da área, o jogador está sempre aparecendo no campo de ataque para alçar a bola para o atacantes. De negativo fica o baixo número de chegadas ao fundo do campo. Confira no vídeo abaixo os melhores cruzamentos do lateral no último ano:

Essa “distância” da linha de fundo pode ser explicada pela baixa quantidade de dribles que o jogador tenta. Ao receber a bola, Filipe Luís tem, como primeira opção, o cruzamento ou o passe, contribuindo mais para a posse de bola e construção de jogo. Para comprovarmos essa tese, o R37 separou em vídeo todas as tentativas de drible do atleta na última temporada. Confira:

Apesar de um excelente aproveitamento, fica claro no compilado anterior que Filipe Luís tenta muito pouco o confronto individual contra seus marcadores. Se por um lado isso contribui positivamente na posse de bola e construção de jogadas, por outro dificulta um pouco as chegadas na linha de fundo, região do campo onde é mais fácil acertar um bom cruzamento.

 

Parte ofensiva a parte, Filipe Luís é muito acima da média no aspecto defensivo. Atuando por uma equipe com um estilo de jogo bem reativo, não podemos dizer que o atleta não foi exigido nos últimos anos. Ao olhar os números, vemos um rendimento excelente. Como esses aproveitamentos sempre podem maquiar o verdadeiro desempenho de um jogador, trouxemos as últimas 20 vezes que um atacante tentou passar pelo ex-lateral do Atlético. Veja o resultado:

Muito seguro. É assim que podemos classificar o desempenho do jogador na marcação. Filipe Luís foi driblado em somente 7 oportunidades que foi confrontado por um atacante. E ainda assim não vemos no compilado anterior nenhuma situação onde uma real chance de gol foi criada.

Avaliação R37

Cruzamento

Drible

Marcação

Passe

Técnica

Velocidade

Não restam dúvidas de que Filipe Luís é uma contratação que chegaria ao Flamengo para tomar conta da posição. Acostumado a enfrentar grandes atletas e clubes, o jogador tem um nível muito superior ao praticado no nosso futebol. 

 

Por mais que seu estilo não seja muito ofensivo, o atleta domina bem todos os fundamentos necessários para a posição. Em um time com um DNA ofensivo muito forte como o atual Flamengo de Jorge Jesus, o lateral cairia como uma luva para subir o nível e equilibrar o elenco rubro-negro.

+

Quer mais estatísticas de Filipe Luís ou de algum outro jogador? Acesse os planos do R37 stats e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Veja o desempenho completo de Filipe Luís

Fale Conosco

StoryTelling
Quem Somos

Preços e Planos

Arbitral

vila musical.png
Site desenvolvido por R37 Voicers