pub-5468756460556452 R37 scout: conheça Fernando Pacheco, provável reforço do Fluminense

10/01/2020 - por R37 Intersect

Como prometido pelo presidente Mario Bittencourt em entrevista coletiva, o Fluminense está muito próximo de anunciar seu 1° reforço estrangeiro para a temporada: trata-se do atacante Fernando Pacheco, de apenas 20 anos. Para conhecer melhor o atleta do Sporting Cristal e da seleção olímpica do Peru é só acompanhar a análise completa do R37.

Arte Fernando Pacheco numeros.png

Apesar dos 20 anos de idade, Fernando Pacheco disputou a sua 4° temporada como jogador profissional em 2019. Entretanto, foi somente no ano passado que o novo reforço do Fluminense parou de alternar entre a equipe principal e a de reservas do Sporting Cristal. Titular durante a maior parte do tempo, o peruano foi peça importante de sua equipe na última edição do campeonato nacional.

 

Mesmo tendo 1,78m e um porte digno de um centroavante, o peruano atua a maior parte do tempo pelos lados do campo. Ainda assim, o atleta conseguiu participar diretamente de 5 gols do Sporting Cristal na última temporada. Confira no vídeo abaixo todas as vezes em que Fernando Pacheco balançou as redes ou deu uma assistência em 2019.

Com 3 das 5 participações diretas acontecendo na mesma partida, ficou faltando para Fernando Pacheco ser decisivo em mais momentos ao longo da temporada. No que pese a pouca idade do jogador, o camisa 10 da seleção olímpica do Peru foi sempre rodeado de muitas expectativas.

 

Participações diretas à parte, uma das principais obrigações de um atacante de lado de campo é servir seus companheiros com eficiência. Pensando nisso, será que o baixo número de assistências foi culpa exclusiva do jovem? Para não restar dúvidas, analisamos todas as boas oportunidades de gol que o novo reforço criou na última temporada. Confira:

Arte Fernando Pacheco chances criadas.pn

Vendo as 15 ocasiões de gol que Fernando Pacheco criou, chegamos a conclusão que, caso seus companheiros tivessem uma melhor pontaria, seu número final de assistências seria maior. Com muita velocidade e força física, não foi raro ver o jovem atacante proporcionar excelentes chances com suas jogadas de beirada de campo. Olhando para o atual elenco do Fluminense, só Caio Paulista (que criou 11 chances de gol em 29 partidas em 2019) tem características semelhantes.

 

Por mais que jogador tenha muita capacidade em servir seus companheiros, um atacante também precisa ter um bom poder de finalização caso queira cair nas graças da torcida. Olhando suas estatísticas, é possível dizer que o jovem acerta o gol em uma quantidade razoável de vezes. 

 

Como foi, na prática, o aproveitamento do atleta quando uma boa chance surgiu? Será que o novo reforço tricolor é mais um daqueles atacantes que só driblam e concluem mal? Para te ajudar a responder essas perguntas, separamos todas as boas chances de gol que Fernando Pacheco nos últimos 12 meses. 

Arte Fernando Pacheco boas chances.png

Aproveitando somente 3 das 17 boas chances de gol que surgiram, fica nítido pelo vídeo acima que o jovem ainda peca muito nas finalizações. Em defesa do atleta, podemos dizer que é muito raro ver atacantes de lado de campo com essa idade já serem letais na hora da conclusão. De positivo, fica a facilidade com que o atleta consegue fazer a infiltração dentro da área e ficar em condições de receber bons passes.

 

Além de todas as características já analisadas, é importante observarmos também a capacidade de drible de Fernando Pacheco. Como todo atacante de lado de campo que se preze, o jovem tem como principal característica a força física aliada a grande velocidade. Para se ter uma ideia do estilo de jogo do atleta, o novo reforço tricolor recebeu a bola 387 vezes em 2019 e tentou o lance individual em 228 delas.

 

Para não ficarmos só na análise de números, separamos em vídeos as últimas 30 tentativas de drible do novo atacante do Fluminense. Veja o resultado:

Arte Fernando Pacheco 1x1 atk.png

Superando seus adversários em 43% dos lances analisados, Fernando Pacheco ainda não tem um aproveitamento digno dos melhores dribladores do Brasil. Apesar do porte físico e da velocidade, ainda falta para o atleta saber medir a hora certa entre tentar o lance individual e cadenciar um pouco mais a partida.

 

Longe ainda de ser um jogador pronto, Fernando Pacheco chega ao Fluminense para ser lapidado atuando no futebol brasileiro. Com boas recomendações de torcedores e mídia local, o peruano parece ser uma aposta interessante da diretoria tricolor. Por mais que vá onerar um pouco os cofres do clube das Laranjeiras, contratações como a do jovem sempre são mais pertinentes do que medalhões decadentes do que atuam por aqui.

+

Quer mais estatísticas de Fernando Pacheco ou de algum outro jogador ? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Fernando Pacheco, provável reforço do Fluminense

Fale Conosco

StoryTelling
Quem Somos

Preços e Planos

Arbitral

vila musical.png
Site desenvolvido por R37 Voicers