pub-5468756460556452 R37 Scout: conheça Federico Barrandeguy, novo lateral do Botafogo

13/01/2020 - por R37 Intersect

Após a lesão de Marcinho no início da pré-temporada, a diretoria do Botafogo agiu rápido  e apostou no mercado sul-americano: aos 23 anos de idade, o uruguaio Federico Barrandeguy chega ao alvinegro para reforçar a lateral-direita. Para conhecer melhor o novo atleta do Glorioso é só acompanhar mais um scout do R37.

Arte Barrandeguy numeros.png
Arte Barrandeguy mapa de cruzamentos.png

Antes de começarmos a análise, é importante fazer uma observação: como o campeonato uruguaio passa por problemas de direitos de televisão, o R37 só teve acesso a 18 das 30 partidas disputadas pelo jogador em 2019. Sendo assim, com exceção do números de partidas, gols e quantidade de cartões, todas as estatísticas acima são referentes apenas aos 18 jogos analisados por nossa equipe. Além dos números, todas as análises em vídeo também serão referentes a essas partidas.

 

Ao olhar o mapa de cruzamentos de Barrandeguy no ano passado, vemos que seu percentual de acerto está dentro de um limite razoável. Por mais que o atleta praticamente não vá ao fundo do campo, sua boa batida na bola costuma levar perigo aos adversários nos levantamentos para a área.

 

Vendo as estatísticas dos 18 jogos analisados, percebemos que  Barrandeguy teve um bom desempenho ao longo da temporada. Titular do Wanderers durante quase todo o ano, o uruguaio conseguiu participar diretamente de alguns gols de sua equipe. Confira abaixo o momento em que o novo reforço do Botafogo balançou as redes e algumas de suas assistências em 2019.

Com uma boa bola parada e qualidade para executar passes de alto grau de dificuldade, Barrandeguy era uma peça fundamental na construção de jogo do Wanderers em 2019. Mesmo não chegando muito ao fundo do campo, o jogador uruguaio conseguiu proporcionar lances de perigo durante a temporada. Confira no vídeo abaixo, todas as vezes que o novo reforço alvinegro deixou um companheiro em boas condições para marcar.

Com 11 boas chances criadas em 18 partidas, é possível dizer que Barrandeguy teve um bom desempenho no aspecto criativo. Com capacidade para executar passes que quebram linhas e bons cruzamentos da intermediária do campo, o lateral tem tudo para ser um bom construtor de jogo a partir do lado direito.

 

Ainda analisando seus predicados ofensivos, qual a real condição de drible do jogador? Será que as poucas chegadas a linha de fundo são justificadas por isso? Para não restar dúvidas no torcedor, separamos as últimas 20 vezes em que o uruguaio tentou superar um marcador adversário em uma jogada individual. Confira:

Superando os oponentes em 13 dos 20 lances acima, conseguimos perceber que o atleta tem capacidade técnica para executar fintas em um curto espaço do campo. Entretanto, também fica claro que o jogador não é aquele tipo de lateral que se impõe fisicamente, com grandes arrancadas e dribles em velocidade. Talvez por isso o novo reforço alvinegro prefira os levantamentos da zona da entrada da área e da intermediária.

 

Jogo ofensivo à parte, todo lateral que se preze precisa ter consistência defensiva. Observando as estatísticas do jogador nos 18 jogos analisados, percebemos que seus índices são satisfatórios. Vendo o número médio de recuperações de bola e duelos defensivos ganhos, chegamos a conclusão que o atleta está acima da média nacional.

 

Entretanto, é sempre importante analisarmos a qualidade do jogador no embate individual contra os atacantes. Para não ficarmos só com números, separamos em vídeo as últimas 20 vezes em que um adversários tentou superar Barrandeguy com um drible. Veja o resultado:

Apesar dos bons índices vistos anteriormente, o vídeo acima mostra que a falta de velocidade do jogador fez com que seus rendimento ficasse abaixo da média. Sendo superado em 12 dos 20 lances analisados, o jogador vai precisar melhorar neste fundamento se quiser ser um pilar defensivo do alvinegro.

 

Chegando para ocupar uma posição carente no futebol brasileiro, podemos dizer que a aposta da diretoria alvinegra no uruguaio foi uma boa sacada. Com um bom rendimento na última temporada e com apenas 23 anos, o jogador tem tudo para ser uma contratação melhor do que maioria dos reforços do Botafogo para 2020.

+

Quer mais estatísticas de Federico Barrandeguy ou de algum outro jogador? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Federico Barrandeguy, novo lateral do Botafogo