pub-5468756460556452 R37 Scout: Damián Musto, novo volante colorado

03/01/2020 - por R37 Intersect

Pensando em reforçar seu elenco para 2020, o Internacional confirmou, ainda no final do ano passado, a contratação do volante argentino Damián Musto, de 32 anos. Para conhecer melhor o ex-jogador do Huesca é só acompanhar mais uma análise completa do R37.

Arte Musto numeros.png

Vendo os números do argentino na última temporada, fica fácil perceber qual o estilo de jogo do volante. Com estatísticas praticamente inexpressivas no jogo com bola, um rendimento regular nos duelos defensivos e uma ótima estatística nas recuperações de bola, Musto promete ser mais uma peça no elenco colorada voltada apenas para o jogo de contenção.

 

Além dos números frios de recuperações de bola, é sempre interessante observarmos o poder de marcação homem a homem de um volante de contenção. Com 1,82m e um bom porte físico, será que o argentino se saiu bem neste fundamento na última temporada? Para ajudar a responder essa questão, separamos em vídeo as últimas 20 vezes em que um atacante adversário tentou superar Damián Musto com uma jogada individual.

Arte Musto qxq def.png

Sendo superado em 60% dos lances analisados, o vídeo anterior já começa a preocupar o torcedor do Internacional. Com alguns dribles desconcertantes, não foi raro ver o volante ser batido com facilidade por atacantes adversários. Mesmo com um número alto de recuperações de bola, o rendimento do atleta no combate mano a mano vai precisar melhorar em 2020.

 

Umas das principais preocupações que os torcedores costumam ter com volantes de contenção é a saída de bola. Para ajudar a entender qual a real capacidade do atleta em trocar passes na construção das jogadas, analisamos as últimas 15 vezes em que Musto recebeu a bola pressionado por adversários. Veja o resultado:

Arte Musto pressao e saida.png

Por mais que a média de 8 perdas de bola por partida preocupe, pelo vídeo anterior Damián Musto não parece ser um atleta que invente muito na saída de bola. Com passes simples e uma boa noção de sua condição técnica, o argentino conseguiu dar sequência a 12 dos 15 lances analisados.

 

Com 32 anos de idade e uma carreira sem grande brilho, Damián Musto não chega para mudar o elenco colorado de patamar. Apesar de ter alguns predicados na parte defensiva, é difícil imaginar que o Internacional não tenha em suas categorias de base um atleta que possa performar em nível semelhante.

+

Quer mais estatísticas de Damián Musto ou de algum outro jogador? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

Damián Musto, novo volante colorado

R37 Scout