03/01/2020 - por R37 Intersect

Pensando em reforçar seu elenco para 2020, o Internacional confirmou, ainda no final do ano passado, a contratação do volante argentino Damián Musto, de 32 anos. Para conhecer melhor o ex-jogador do Huesca é só acompanhar mais uma análise completa do R37.
Vendo os números do argentino na última temporada, fica fácil perceber qual o estilo de jogo do volante. Com estatísticas praticamente inexpressivas no jogo com bola, um rendimento regular nos duelos defensivos e uma ótima estatística nas recuperações de bola, Musto promete ser mais uma peça no elenco colorada voltada apenas para o jogo de contenção.
Além dos números frios de recuperações de bola, é sempre interessante observarmos o poder de marcação homem a homem de um volante de contenção. Com 1,82m e um bom porte físico, será que o argentino se saiu bem neste fundamento na última temporada? Para ajudar a responder essa questão, separamos em vídeo as últimas 20 vezes em que um atacante adversário tentou superar Damián Musto com uma jogada individual.
Sendo superado em 60% dos lances analisados, o vídeo anterior já começa a preocupar o torcedor do Internacional. Com alguns dribles desconcertantes, não foi raro ver o volante ser batido com facilidade por atacantes adversários. Mesmo com um número alto de recuperações de bola, o rendimento do atleta no combate mano a mano vai precisar melhorar em 2020.
Umas das principais preocupações que os torcedores costumam ter com volantes de contenção é a saída de bola. Para ajudar a entender qual a real capacidade do atleta em trocar passes na construção das jogadas, analisamos as últimas 15 vezes em que Musto recebeu a bola pressionado por adversários. Veja o resultado:
Por mais que a média de 8 perdas de bola por partida preocupe, pelo vídeo anterior Damián Musto não parece ser um atleta que invente muito na saída de bola. Com passes simples e uma boa noção de sua condição técnica, o argentino conseguiu dar sequência a 12 dos 15 lances analisados.
Com 32 anos de idade e uma carreira sem grande brilho, Damián Musto não chega para mudar o elenco colorado de patamar. Apesar de ter alguns predicados na parte defensiva, é difícil imaginar que o Internacional não tenha em suas categorias de base um atleta que possa performar em nível semelhante.
+
Quer mais estatísticas de Damián Musto ou de algum outro jogador? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.