pub-5468756460556452
 

13/08/2019 - por R37 Intersect

Arte Balotelli stars.png
Balotelli chances claras.jpg

Depois da chegada de nomes como Filipe Luís, Daniel Alves e Juanfran ao futebol brasileiro, o Flamengo aposta alto mais uma vez e, depois de muita novela, traz Mario Balotelli, centroavante italiano de 28 anos que já atuou por grandes clubes como Milan, Internazionale, Manchester City e Liverpool. Desde 2016 no futebol francês, o que podemos esperar do polêmico jogador? Como foi seu desempenho nas últimas temporadas? Confira na análise completa do R37:

Arte_Balotelli_números.png

Diferentemente do que aconteceu nos tempos de Liverpool e na sua última passagem pelo Milan, o italiano teve um desempenho bem aceitável atuando na França. Com uma média de participações diretas para gol superior a 0,5 por partida, Balotelli conseguiu atuar em alto nível com as camisas de Nice e Olympique. Veja no vídeo abaixo todos gols e assistências do atleta nas duas últimas temporadas:

Apesar de ser um camisa 9, conseguimos ver no compilado anterior que o atleta tem um repertório de finalizações vasto. Com bons arremates de média distância e uma boa presença de área, Balotelli tem tudo para aumentar ainda mais o poder de fogo rubro-negro.

Podemos perceber que o bom poder de finalização do italiano não se limita aos arremates com seu pé direito. Com gols de cabeça e com sua perna mais fraca, o jogador não pestaneja em chutar para o gol quando a oportunidade aparece. Vale também ressaltar o poder de decisão de Balotelli nesses últimos dois anos: grande parte das vezes em que balançou as redes, sua equipe se encontrava em situação complicada nas partidas, em desvantagem ou em igualdade no placar.

 

Com uma média superior a 3 finalizações por partida, o jogador conseguiu acertar o alvo uma quantidade razoável de vezes. Porém, isso não é garantia de grande aproveitamento. Para sairmos um pouco da análise de números, separamos todas as boas chances de gol que Balotelli teve na última temporada e trouxemos para você. Será que o italiano foi um centroavante letal? Confira:

Arte balotelli big chances.png

Ao ver esse vídeo, podemos ver o copo meio cheio ou meio vazio. De negativo, fica o aproveitamento geral do atacante: com 5 gols em 14 boas chances, podemos dizer que o rendimento do atleta quando uma grande oportunidade de gol apareceu ficou abaixo do esperado. Já uma pessoa mais otimista poderia avaliar o retrospecto mais recente do italiano.

 

Se pegarmos somente os lances com a camisa do Olympique (seu último clube, onde atuou os últimos 6 meses), o aproveitamento volta a ser bom, com 5 gols em 9 boas oportunidades. Por mais que seu histórico com a camisa do Nice tenha sido excelente, com 42 gols em 71 partidas, seu último semestre com a camisa do rubro-negro francês não foi bom, com 9 partidas disputadas na temporada 2018/19 e nenhum gol.

 

Poder de finalização à parte, Balotelli é um centroavante que consegue contribuir em mais fases do jogo. Além das assistências, o jogador também tem uma boa qualidade de passe e visão de jogo. Para ajudar a visualizar este predicado do italiano, juntamos todas as vezes em que o atacante deixou um companheiro em boa condição para balançar as redes nos últimos 24 meses.

Entre jogadas como pivô e com boas enfiadas de bola, percebemos que Balotelli conseguiu criar 17 boas oportunidades de gol. Se seus companheiros tivessem com uma pontaria melhor, certamente o italiano teria um número mais elevado de assistências.

Avaliação R37

Finalização

Força física

Jogo aéreo

Passe

Técnica

Velocidade

Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png
Estrela PNG.png

Quando avaliamos a contratação de Mario Balotelli, o único porém que podemos colocar em relação ao atleta é a questão comportamental. Por mais que o italiano tenha um número muito elevado de cartões amarelos nas últimas temporadas e algumas histórias inusitadas no currículo, seria injusto afirmar que o Super Mario não foi bem atuando no futebol da França. 

 

A nível de visibilidade e, principalmente, condição técnica, Balotelli sobra muito em relação a grande maioria dos atletas para a posição atuando no Brasil. No que pese o grande investimento feito na sua contratação, não existem dúvidas de que o atleta vai chegar para elevar consideravelmente o patamar da equipe do Flamengo, ainda mais se levarmos em conta que o italiano vai preencher uma das poucas lacunas do elenco rubro-negro.

+

Quer mais estatísticas de Mario Balotelli ou de algum outro jogador? Acesse os planos do R37 stats e peça a análise que quiser.

R37 Scout:

veja o desempenho de Balotelli nos últimos anos

R37 Scout

Arte gerson no fla redes.png