pub-5468756460556452 R37 Indica: Jaminton Campaz, destaque do campeonato colombiano

25/11/2019 - por R37 Intersect

Dando sequência as indicações do R37 visando a temporada 2020, o nome de hoje é jovem colombiano do Tolima, Jaminton Campaz. Com apenas 19 anos, o atacante gosta de atuar pelos lados de campos e já pode ser considerado um dos principais nomes da atual edição do campeonato local. Veja abaixo a análise completa e conheça mais essa joia do mercado sul-americano.

Arte_Campaz_números.png

Em sua primeira temporada efetiva como profissional, o jovem assumiu a condição de titular de sua equipe apenas nas 12 últimas partidas. Mesmo assim, o colombiano tem números dignos de um atleta que atuou como titular o ano inteiro. Se considerarmos apenas os minutos onde Campaz esteve em campo (1.625), vemos que o atleta tem uma média de um participação direta para gol a cada duas partidas. Confira no vídeo abaixo todas as vezes em que o jogador deu uma assistência ou balançou as redes:

Fica claro no compilado anterior que o atleta tem um excelente poder de finalização, principalmente de média distância. Diferentemente da maioria dos jogadores dessa posição e dessa faixa etária, o jovem já consegue transformar boa parte de seus arremates em gols. Essa qualidade aliada a uma ótima bola parada indireta fazem com que Campaz seja um perigo constante para seus adversários.

 

Voltando a análise estatística, percebemos que o poder de criação do colombiano também chama a atenção: além das assistências diretas para gol, o jovem deu 40 passes para finalização nos minutos em que esteve em campo em 2019. Porém, como esse número pode mascarar a real qualidade do atleta, separamos em vídeo todos os momentos em que o Campaz deixou um companheiro em boa condição para marcar ou servir um colega de equipe.

Com 20 boas oportunidades de gols criadas em 2019, fica claro a grande qualidade do atacante em proporcionar perigo durante uma partida. Se considerarmos que o jogador atuou em 1625 minutos este ano (18 partidas completas, em média), é possível afirmar que Campaz cria, pelo menos, uma chance real de gol a cada 90 minutos.

 

Além do poder de finalização e de passe, é vital para um atleta de velocidade pelos lados do campo uma boa capacidade em superar seus adversários em jogadas individuais. Além da boa margem de acerto ao longo de toda a temporada (59%) trouxemos em vídeo as últimas 20 vezes em que Campaz tentou driblar um oponente. Veja o resultado:

Das 20 vezes em que o colombiano tentou a jogada individual, em 13 vezes ele superou o adversário ou foi parado como uma falta. Se mantiver esses 65% de aproveitamento de maneira regular, Campaz será um verdadeiro tormento para as defesas adversárias.

 

Avaliado em 500 mil euros pelo site Transfermarkt, Jaminton Campaz já aparece como uma das grandes joias do futebol colombiano. Habituado a frequentar as seleções de base da Colômbia (disputou o Mundial sub-17 em 2017), o jovem tem tudo para figurar em breve no time principal de seu país.

 

Com uma imensa margem para evolução, Campaz já poderia ser observado com muita atenção pelos scouts dos clubes brasileiros. Por mais que essa seja apenas a primeira temporada do atleta com sequência no futebol profissional, o jovem colombiano tem tudo para se tornar um jogador de bom nível e ter condições de agregar valor a muitos elencos do nosso futebol.

+

Quer mais estatísticas de Jaminton Campaz ou de algum outro jogador? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Indica:

Jaminton Campaz, jovem atacante do Tolima

Fale Conosco

StoryTelling
Quem Somos

Preços e Planos

Arbitral

vila musical.png
Site desenvolvido por R37 Voicers