pub-5468756460556452 R37 Indica: Eduard Atuesta, destaque da MLS

14/11/2019 - por R37 Intersect

Em reta final de temporada no Brasil, o R37 já começou a mapear o mercado visando trazer as melhores opções de contratação para os clubes brasileiros. Na indicação de hoje, vamos te apresentar o camisa 20 do Los Angeles FC, Eduard Atuesta. Veja a análise abaixo e conheça o volante de 22 anos.

Arte_Atuesta_Números.png

Vendo os números do atleta fica fácil perceber a grande influência do colombiano no jogo ofensivo de sua equipe. Por mais que sua posição de origem seja a de volante, podemos definir sem maiores problemas Eduard Atuesta como um autêntico meio-campista completo.

 

Com uma visão de jogo fora do comum e uma boa noção de espaço, o jovem de 22 anos auxilia sua equipe em todas as fases do jogo. Antes de observarmos outros aspectos técnicos do atleta, confira em vídeo todos os gols e assistências do camisa 20 em 2019:

Vendo o compilado anterior, vemos rapidamente o potencial técnico do atleta. Com uma bola parada forte e boa finalização de média distância, Atuesta é constante perigo para o adversário com suas finalizações. Além disso, a capacidade em achar passes que quebrem as linhas e encontrem companheiros em condição de marcar é impressionante.

 

Estatisticamente falando, o colombiano tem um rendimento de um autêntico camisa 10. Olhando os números de passes para finalização, notamos que o atleta teve uma média superior a uma possibilidade de assistência por jogo. Para te ajudar a entender o que estamos falando, separamos todas as vezes na última temporada em que o colombiano deixou, efetivamente, um companheiro em boa condição de balançar as redes ou dar uma assistência para gol. 

Com impressionantes 36 boas oportunidades de gol criadas, é possível esperar do volante pelo menos uma “pifada” por partida. Quase sempre vindo buscar a bola no campo de defesa, Atuesta domina completamente o jogo entre as intermediárias, sendo capaz de cadenciar o jogo da sua equipe e também acelerar com seus passes longos e enfiadas de bola.

 

Atuando como volante, muitos questionam o poder de marcação do camisa 20 do Los Angeles FC. Olhando para os números, vemos um rendimento dentro da média quando falamos de duelos defensivos e uma média bem satisfatória de recuperações de bola por partida. Para efeitos de comparação, Allan (Fluminense) e Gerson (Flamengo) que são dois volantes com estilo de jogo semelhante, tem, em média, 7 e 6 recuperações de bola por jogo, respectivamente. Bruno Guimarães, que é um dos melhores atletas da posição no Brasil e também atua de maneira semelhante, tem 6,5 de média neste fundamento.

 

Além de ter um rendimento regular na parte defensiva, Atuesta consegue ter uma qualidade rara para um atleta de meio: ele consegue “esconder” a bola com muita facilidade. A partir do momento em que a pelota chega aos pés do colombiano é difícil que sua equipe a perca. Para te ajudar a observar esse predicado do atleta, separamos em vídeo as últimas 15 vezes em que o jogador teve a bola dominada e precisou superar um marcador adversário.

Das últimas 15 vezes em que um marcador tentou roubar a bola do colombiano, somente em 5 vezes não foi superado com um drible. Além da boa visão de jogo e inteligência no posicionamento, Atuesta é um daqueles raros jogadores que raramente desperdiça a posse de bola de sua equipe.

 

Avaliado em 1,25 milhões de euros pelo site Transfermarkt e com contrato até o final de 2021, não parece ser uma missão fácil para um clube brasileiro negociar e conseguir a contratação do volante colombiano. Adquirido em definitivo pelo clube americano no início deste ano, o atleta chegou a atuar por 1 ano emprestado durante a temporada de 2018.

 

Mesmo não sendo tarefa fácil, com o atual poder financeiro de alguns clubes brasileiros, é possível imaginar as equipes do primeiro escalão do nosso futebol vencendo a queda de braço pelo jovem volante. Já atuando pela seleção olímpica da Colômbia, é questão de tempo vermos Eduard Atuesta com a camisa da equipe principal de seu país. Titular ou peça importantíssima dentro de fortes elencos, a certeza é que o jogador seria um tiro quase certo para todos os times da Série A do Brasileirão visando 2020.

+

Quer mais estatísticas de Eduard Atuesta ou de algum outro jogador? Acesse os planos do R37 e peça a análise que quiser.

R37 Indica:

Eduard Atuesta, destaque da MLS

Fale Conosco

StoryTelling
Quem Somos

Preços e Planos

Arbitral

vila musical.png
Site desenvolvido por R37 Voicers