pub-5468756460556452 R37 Indica: Carlos Cabello, melhor lateral do futebol peruano

16/07/2019 - por R37 Intersect

Uma das posições que mais angustia torcedores por todo o Brasil é a lateral-direita. Tendo como principal nome da posição um jogador veterano como Daniel Alves, sem dúvidas não é uma missão fácil achar um atleta bom e barato para atuar por ali. 

 

Pensando nisso, o R37 foi atrás de Carlos Cabello, lateral peruano de apenas 21 anos que atua pelo Academia Cantolão, modesto time do Peru. O R37 indica dessa semana vai trazer números, vídeos e uma análise completa do jogador.

Na análise dos números, de cara podemos observar alguns predicados no jogador. Percebemos o atleta balançou a rede uma boa quantidade de vezes para quem atua pela lateral. Das 11 participações diretas em gol que o peruano teve nos últimos 18 meses, 6 foram em 2019. Confira elas em vídeo:

Com 1,75m, Carlos tem uma facilidade muito grande em aparecer como elemento surpresa e chegar na área para concluir. Gols de cabeça e com apenas um toque na bola podem fazer um torcedor desavisado confundi-lo com um centroavante.

 

Gols a parte, um dos fundamentos que os torcedores mais cobram de um lateral é a eficiência nos cruzamentos. O baixo números de assistências de Cabello nos fazem ter dúvidas na qualidade de alçar bolas na área que o peruano tem.

Arte Carlos Cabello mapa cruzamentos.png

Apesar de, dentro da estatística, o lateral não ficar muito abaixo da média, podemos perceber pela imagem anterior que esse é um fundamento que o jogador precisa melhorar se quiser alcançar um nível de excelência. Para não ficarmos apenas na teoria, veja os melhores cruzamentos de Carlos Cabello em 2019:

Se nos cruzamentos o jogador ainda não é um fora de série, podemos perceber pelas estatísticas e por alguns momentos dos vídeos anteriores, que o atleta tem uma grande facilidade no drible e na ultrapassagem. Não à toa quase 30% de seus levantamentos na área ocorreram da região da linha de fundo.

 

Além de uma boa habilidade e técnica, Cabello consegue ter uma força física e velocidade muito acentuadas, que o tornam uma arma mortal nas jogadas individuais. Veja no vídeo abaixo as últimas 30 tentativas de drible do lateral:

Percebemos no vídeo que a estatística reflete o real desempenho do atleta neste fundamento. Das últimas 30 tentativas de drible do jogador, 19 vezes ele passou pelo adversário. Um aproveitamento digno dos melhores pontas dribladores do país.

 

Além de toda parte ofensiva, o peruano tem números excelentes no aspecto defensivo. Além do bom número de recuperações de bola por jogo, seu aproveitamento nos duelos defensivos impressiona. Se olharmos somente para a atual temporada, seu percentual sobe para 69%, número que o deixaria na liderança no quesito no Brasileirão de 2018. Se considerarmos o rendimento dos últimos 18 meses ainda assim seria o 6º melhor da posição.

 

Números e rankings a parte, separamos as últimas 20 vezes que um atacante adversário tentou driblar o peruano. Veja e tire suas próprias conclusões sobre o poder de marcação do jogador:

Avaliação R37

Cruzamento

Drible

Força física

Marcação

Passe

Velocidade

Fazendo a ressalva de que o nível do futebol peruano é inferior ao do que praticamos por aqui, Carlos Cabello domina praticamente todos os fundamentos necessários para um bom lateral. 

 

Não seria justo dizer que o jogador chegaria para assumir a posição dos principais times do país. No entanto, seus 21 anos aliados a um baixo valor de mercado (250 mil euros segundo o site Transfermarkt) e ao fraco poder financeiro de seu time o fazem ser uma aposta tecnicamente muito interessante e, principalmente, com baixo custo e bom potencial de lucro futuro.

+

Quer mais estatísticas de Carlos Cabello ou de algum outro jogador? Acesse os planos do R37 stats e peça a análise que quiser.

R37 Indica:

Carlos Cabello, melhor lateral do futebol peruano

Fale Conosco

StoryTelling
Quem Somos

Preços e Planos

Arbitral

vila musical.png
Site desenvolvido por R37 Voicers