Veja quem marca mais gols em mata-mata no futebol brasileiro
20/08/2019 - por R37 Intersect
Em uma semana onde teremos decisões pela Libertadores e na Copa sul-americana, chegou o momento onde os grandes jogadores precisam aparecer. Em muitas oportunidades, atletas que tem bons rendimentos ao longo da temporada acabam sentindo, enquanto tantos outros lidam com mais naturalidade e performam em alto nível nos momentos de definição.
Pensando nisso, o R37 pesquisou e trouxe para você os principais artilheiros em torneios mata-mata. Levamos em consideração apenas campeonatos disputados no continente americano, para equipararmos o nível técnico dos jogadores avaliados. Entre os principais atletas que atuam no Brasil, quem balançou mais as redes? E em números médios, quem levou a melhor? Confira abaixo:
Após ver o top-10 da nossa lista, impressiona o excelente rendimento de Fred. Além de ser o maior artilheiro da era dos pontos corridos, o centroavante do Cruzeiro também é o atleta atuando no futebol brasileiro com mais gols em torneios mata-mata, com larga vantagem para os demais concorrentes.
Uma coisa importante de reparar nessa listagem, é a média de gols. Por mais que alguns jogadores tenham, em número absoluto, marcas mais expressivas, outros conseguem rendimento semelhante com menos partidas disputadas. Para nosso ranking ficar completo e apresentar uma outra visão, avaliamos alguns dos principais nomes ofensivos que atuam no Brasil e trouxemos para você uma outra lista, levando em consideração a média de gols.
Vendo a lista completa, vale também destacar o rendimento de Gabigol em partidas mata-mata: além de Fred, o atual artilheiro do Brasileirão é o único que consegue superar a média de 0,5 gols por jogo. Com apenas 22 anos, a tendência é que o jovem atacante evolua e figure, em um curto prazo, entre os principais nomes neste tipo de ranking.
Além dos líderes, a presença de Rafael Moura no topo das duas lista é uma surpresa. Com passagens por diversos clubes grandes do futebol brasileiro, o He-man teve um desempenho bem aceitável em momentos decisivos, especialmente em Copas sul-americanas, onde marcou 14 dos seus 16 gols em torneios continentais.
Além dos centroavantes, temos as presenças de Carlos Sánchez e Thiago Neves, um no topo de cada lista. Mesmo com "apenas" 14 gols, o uruguaio do Santos consegue uma excelente média, mostrando que cresce em momentos de decisão. Em relação a Thiago Neves, seu talento para decidir grandes jogos já é algo sabido por todos os torcedores dos clubes por onde passou.
No topo da primeira lista, é curioso notar que nomes como Diego Souza e D'alessandro descem muitas posições quando avaliamos a média. Em defesa dos dois atletas, vale ressaltar que o argentino não tem como principal obrigação balançar as redes, enquanto o camisa 7 do Botafogo atuou boa parte de sua carreira como meia e até mesmo como volante.
